- Publicidade -
EconomiaSetor de serviços retoma atendimentos com boas expectativas em São Carlos

Setor de serviços retoma atendimentos com boas expectativas em São Carlos

Academias, salões de beleza, restaurantes e lanchonetes voltam a funcionar seguindo protocolos sanitários do município

- Publicidade -

Restaurantes e bares retomam atendimento presencial em São Carlos. Foto: CBN

- Publicidade -

Academias, salões de beleza, restaurantes, bares e lanchonetes retomaram neste final de semana o atendimento presencial em São Carlos (SP), seguindo as determinações da fase de transição do Plano São Paulo. Uma nova classificação deve ser feita nesta sexta-feira (30).

Os estabelecimentos alimentícios não essenciais como restaurantes, lanchonetes e bares estavam funcionando desde o início de fevereiro apenas em sistemas delivery ou drive-thru, mas sem a presença dos clientes. 

No entanto, com o início da transição para a categoria, muitos estabelecimentos aproveitaram para reabrir presencialmente já no sábado (24). Entre os proprietários, as expectativas são boas para o retorno. 

“A gente estava passando muita dificuldade. Teve um prejuízo de mais de R$ 200 mil, 10 funcionários a gente teve que dispensar, e felizmente estamos na luta, com esperança de que vai dar tudo certo, e estamos voltando a trabalhar para ver se a gente recupera esse prejuízo”, contou o proprietário Cícero Pereira de Moura, que tem um estabelecimento na Alameda dos Crisântemos. 

Para os consumidores, o clima era de ansiedade e segurança. No período da tarde, o movimento estava tranquilo, mas alguns estabelecimentos registraram grande movimentação no fim da noite.

- Publicidade -

“Me sinto muito seguro. As mesas estão com espaçamento adequado, uma distância relativa, e a questão de cada um ter seu próprio princípio, chegar com a máscara e a hora que for fazer o consumo retirar, mas respeitar os limites do pessoal da casa. É um lugar onde você consegue encontrar os amigos e conhecer pessoas”, relatou o consumidor Maicon Greslei.

Entre as determinações do protocolo da prefeitura estão o fornecimento de álcool em gel aos clientes, organização da entrada de pessoas para que não haja aglomeração e alteração da disposição de mesas e cadeiras para garantir o distanciamento mínimo. 

Também há recomendação para que o estabelecimento mantenha as áreas ventiladas, inclusive refeitórios e locais de descanso, e evite o uso do ar condicionado. Veja o documento completo aqui.  

Moradores encaram retorno a academias em São Carlos. Foto: CBN

A falta da atividade física
As academias também retomaram as atividades a todo vapor e com alunos ansiando por atividades físicas. Em uma unidade no bairro Vila Marina, o retorno aconteceu nesta segunda-feira (26) seguindo todos os protocolos sanitários. 

“A gente viu que muitos alunos reclamaram da inatividade física e não só por ganho de peso, que muita gente também relatou, um fator que a gente notou agora foi o problema psicológico. A gente tem a expectativa dos alunos retornarem com os protocolos de segurança, agendamento, uso de máscaras e todo cuidado necessário. A gente tem certeza de que vamos ajudar e muito nossos alunos, temos muito a contribuir”, explicou André Trevisan, gestor de uma academia no bairro Vila Marina. 

A falta da atividade física influenciou diretamente a vida de quem era mais ativo e precisou se adaptar com os exercícios em casa. Mas mesmo com uma alternativa, o desenhista Bruno Gonçalves estava aguardando por esse retorno. 

“Estava bastante ansioso, ainda mais pelo tempo que ficou parada. Senti um pouco de dificuldade nessa retomada, mas nem tanto porque treinava em casa, a retomada foi mais leve. Estou me sentindo seguro, estão sempre higienizando, usamos máscaras, tem que trazer garrafinha e pano. Estou tranquilo”, contou o jovem. 

A prefeitura também elaborou um protocolo específico para o retorno do setor endurecendo medidas sanitárias. Seguindo o documento, no máximo 50% dos aparelhos de cardio e armários dessem ser usados. 

As atividades práticas em grupo continuam proibidas. As individuais, no entanto, devem ser liberadas mediante agendamento prévio. Veja o documento aqui. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -