
A montadora alemã Volkswagen anunciou há pouco a paralisação das atividades em três de suas unidades brasileiras, entre elas, a fábrica de motores em São Carlos (SP).
De acordo com a empresa, a paralisação iniciará em 21 de junho e deve durar dez dias. Também ficarão paradas as áreas produtivas de São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR).
Segundo a fabricante, a paralisação da produção é por conta da escassez de semicondutores que está “levando a vários gargalos de fornecimento em muitas indústrias globalmente”.
“Isso também gerou problemas no abastecimento da indústria automotiva ao redor do mundo desde a virada do ano. O resultado são adaptações em toda a indústria na produção de automóveis, o que também afeta as marcas do Grupo Volkswagen”, disse a empresa.
De acordo com a empresa, a operação brasileira tem trabalhado, junto à matriz e fornecedores, para “minimizar os efeitos da escassez de semicondutores para a produção em suas fábricas no Brasil”.
“Entretanto, o cenário atual não demostra o encaminhamento para uma solução definitiva visando a normalização do fornecimento de chips. Ao contrário, há sérios riscos de agravamento dessa situação nas próximas semanas”.
A empresa não descartou futuras paralisações caso o cenário global de fornecimento de semicondutores permaneça crítico, segundo a empresa, “impactando diretamente as atividades de produção da empresa no Brasil”.