A prática de atividades físicas ganhou novos adeptos durante este período de pandemia. Em São Carlos (SP), o ciclismo é o grande destaque, mas também motivo de preocupação por conta de possíveis aglomerações e a falta de obrigatoriedade de máscaras.
O ciclismo é uma prática saudável, que faz bem para os corpos e para a mente, e no município muitos grupos se reúnem para o pedal. Porém, mesmo com a pandemia de Covid-19 e a proibição de aglomerações, muitos estão insistindo em marcar encontros pelas ruas com 20, 30 ou até mais ciclistas.
Segundo a Prefeitura de São Carlos, pelo decreto não há obrigatoriedade no uso de máscaras pelos ciclistas, mas uma preocupação que deve existir é com as aglomerações. Mesmo estando ao ar livre, o risco de contaminação é muito grande quando a prática de atividade física acontece em grupo.
De acordo com o infectologista e professor do departamento de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bernardino Alves Souto, atividades físicas são importantes, mas deve-se ter grande cuidado neste momento.
"Praticar exercícios é necessário e é bom, mas não pode representar nenhum risco de vida, então as pessoas saírem em mutirões, aglomeradas para fazer exercícios, não é aconselhável porque aumenta muito o risco de transmissão da Covid na comunidade. A sugestão que dou para os ciclistas é se puder sair sozinho e de preferência ir com máscaras, apesar de não ter obrigatoriedade por lei, mas usando máscaras é o mais seguro. Não ficar saindo em grupos grandes e sem máscaras porque realmente viola o isolamento social e coloca toda a sociedade em risco relacionado à transmissão da Covid", explicou.
Denúncias
Até o momento, a Prefeitura diz que não foi feita nenhuma denúncia sobre aglomerações de ciclistas no município. No entanto, o morador que quiser denunciar pode ligar para a Guarda Municipal pelo telefone 153.