A triatleta olímpica Luísa Baptista participou, no último domingo (8), de sua primeira competição oficial desde o grave acidente que quase lhe tirou a vida. A prova aconteceu no Rio de Janeiro, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.
Ela disputou a categoria de 5 km e completou o percurso em 25 minutos e 7 segundos, superando em cinco minutos sua própria meta para a prova.
Aos 30 anos, Luísa ainda se recupera do atropelamento sofrido durante um treino de ciclismo em Santa Eudóxia, distrito de São Carlos, quando se preparava para as Olimpíadas de Paris.
O impacto foi tão severo que ela sofreu um choque hemorrágico grave, e seu coração parou por oito minutos. A atleta ficou dois meses em coma.
A presença de Luísa na corrida foi marcada por emoção e superação. Sua mãe, Jaqueline Baptista Duarte, se comoveu ao ver a filha voltar a correr. “Uma gratidão total. O tempo é o menos importante, o tempo é a gente junto”, declarou em entrevista ao GE.

Visivelmente emocionada após a prova, Luísa celebrou o retorno. “Estou feliz demais, estou bem cansada também, mas isso marca o retorno. Vim para dar o meu máximo, independentemente do tempo ou da velocidade. Bati todas as expectativas. A atleta sempre esteve aqui, a atleta nunca foi embora.”
O irmão da triatleta, Vitor Duarte, também destacou a força da irmã. “Há um ano nós estávamos cuidando dela, renascendo como uma criança. E ver agora que, em menos de um ano, ela já está largando em uma prova novamente, é muito bom.”
Luísa Baptista, que já representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, agora inspira fãs e atletas com sua história de resiliência, superação e amor pelo esporte.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.