São Carlos estará representada por quatro atletas no Campeonato Brasileiro de BMX, que ocorre neste sábado (22) e domingo (3). Destes, três são da Associação São-carlense de Ciclismo (ASC), e o quarto participante é do Pedala São Carlos Racing.
A etapa deste ano será na Pista de BMX Supercross de Londrina (PR). As provas são divididas em categorias e acontecem nos dois dias. Na sexta-feira (1º), os atletas finalizaram seus últimos treinos oficiais.
O evento será transmitido ao vivo. A organização é da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em parceria com a JRP Sports e apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
LEIA MAIS
São Carlos ou São-carlense? Entenda sobre a concessão do Luisão
Entenda por que o estádio de São Carlos foi vetado pela FPF
Pela ASC, os atletas são: Wanderson Silva (Buba), competindo nas categorias Cruizer Aro 24 29 a 30 anos e Expert Aro 20+30 anos ainda no sábado (2); João Victor Oliveira pela categoria Cruizer Aro 24 17 a 24 anos; Maitê Naves pela Elite Woman categoria olímpica, ambos competindo no domingo (3).
A equipe teve dois dias para finalizar os testes na pista oficial e agora está pronta para o desafio. “A pista aqui é combinada de circuito expert e super cross (SX), o circuito expert é igual nossa pista em São Carlos, o SX é o circuito que está na Olimpíada há quatro edições, rampas maiores e saída com mais velocidade, ficando a 10 metros de altura do chão. Fizemos os treinos oficiais e nossa expectativa é bem grande”, comentou o técnico Tom Silva.
Dos três atletas, João Victor e Maitê farão parte da equipe do Estado de São Paulo por liderar suas respectivas categorias no Campeonato Paulista, e Maitê chega para defender seu título, já que é a atual campeã brasileira.
Pela equipe do Pedala São Carlos está o atleta Zé Felipe Opini buscando seu bicampeonato, já que foi campeão em 2021. Ele disputa pela categoria Boys 8 anos e entra na pista no domingo (3), a partir das 10h.
No início de junho, sua família chegou a fazer uma rifa para conseguir dinheiro para que o pequeno pudesse competir. Agora, com a meta atingida, ele realiza mais um sonho. “Contaremos com a torcida e a energia de todo o pessoal de São Carlos e do Brasil”, disse a mãe Alice Opini.
VEJA TAMBÉM
UFSCar debate impactos provocados pelos cortes na verba, veja a conta orçamentária