Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

esportes

Alemanha deve vencer a Copa do Mundo, preveem estatísticos de São Carlos

Site criado por grupo da UFSCar simula os resultados com base em rankings da Fifa e opinião de experts. Brasil é o terceiro país com mais chances de levantar a taça

| ACidadeON/São Carlos

Luis Ernesto Bueno Salasar, docente do DEs e um dos idealizadores do projeto. (Foto: Luã Viegas/ ACidade ON São Carlos)
por Luã Viegas 

Um projeto desenvolvido no Departamento de Estatística (DEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) simulou, a partir técnicas matemáticas, quem será o provável campeão da Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia entre os dias 14 de junho e 15 de julho.  Com o objetivo de aproximar os cálculos estatísticos da vida cotidiana, o professor do DEs, Luis Ernesto Bueno Salasar, junto a outros docentes da UFSCar, criou em 2006 um modelo estatístico que utiliza os dados objetivos do ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e as opiniões subjetivas dos experts em futebol.  

"As nossas previsões são feitas com base na probabilidade, a gente mostra a tendência dos times favoritos a conquistarem a competição. Em 2010, a gente conseguiu mostrar a tendência que tinham a Espanha e Holanda de chegarem longe naquela copa, o que de fato se confirmou naquela ocasião", explicou Salazar.  

Em 2014, as previsões também foram certeiras em relação aos favoritos, mas um resultado acabou deixando o grupo de estatísticos surpreso. "Claro que a gente não consegue prever nenhuma zebra, como foi o 7 a 1 da Alemanha. Aliás, ninguém conseguiria, mas a gente conseguiu mostrar que a Alemanha, por exemplo, era uma das favoritas a chegar, e também a Argentina. Então, de certa forma, o modelo consegue captar as tendências como um todo", disse o docente.  

Para mostrar os resultados dos estudos, o grupo, atualmente composto por docentes e alunos da Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos, e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mantém um site com as simulações das grandes competições do futebol mundial, o Previsão Esportiva. "Você pode ver desde as previsões dos jogos da primeira fase. Dentro de cada grupo a gente consegue observar quais são as probabilidades das equipes terminarem em primeiro , segundo, terceiro ou quarto. Então, você vai ver os favoritos em passarem para a fase seguinte", explicou Salazar.    

Dentro do site, já é possível observar as probabilidades de quais times têm mais chances de conquistar a Copa do Mundo no mês que vem. De acordo com a previsão, a Alemanha, atual campeã, é a favorita para vencer o torneio com 16,93%. Logo atrás, estão às seleções da Espanha, com 15,95%, e o Brasil, com 12,80%.

Site prevê a Alemanha como a favorita para vencer a Copa do Mundo (Imagem retirado do site Previsão Esportiva)


No entanto, transformar em números um esporte com tantos fanáticos pode acabar gerando a revolta de algumas pessoas. "Quando a gente divulga alguma coisa, tem que tomar cuidado. As pessoas se envolvem, elas ficam indignadas. A gente colocou aquela janelinha de comentários no Facebook uma vez e a galera xingou. Eu lembro que da Espanha, um cara comentou: 'A Espanha nunca foi para a final. Não vai, não tem lógica', mas enfim, não pode se ofender", relembrou o professor sobre as previsões para a Copa de 2010, vencida pela mesma Espanha que havia sido criticada pelo internauta.

O docente também fez uma revelação que pode dar "frio na espinha" do torcedor brasileiro: a alta probabilidade de uma final entre Brasil e Alemanha. Questionado se torceria para Alemanha, equipe apontada no estudo como favorita, contra o Brasil em uma possível final, o professor promete deixar os cálculos de lado. "Se acontecer uma final entre Brasil e Alemanha, provavelmente o modelo já vai ter acertado bastante, então a gente vai poder torcer para o Brasil, mesmo que o modelo aponte o contrário. É importante notar que essas previsões vão mudando ao longo do campeonato, assim que os resultados vão ocorrendo. Então, essa é uma previsão inicial, sem nenhum jogo disputado, mas isso vai ser atualizado a medida em que os jogos forem acontecendo", disse o professor.  

Quem quer ser um expert?  

Além do Previsão Esportiva, os docentes da UFSCar também criaram outro site para simular os jogos da Copa do Mundo, o fifaexperts.com. A ideia do professor do DEs, Marcio Alves Diniz, foi de criar um ambiente para os que fãs de esporte também consigam dar sua opinião sobre o resultado dos jogos. "A ideia é que cada um que entre no site, faça o registro e, quantificando as probabilidades para cada um dos jogos, usando percentuais, envie essas opiniões para o nosso banco de dados. Enviando, ela vai ficar armazenada e você é um competidor. Ao final da copa, vão ser colocados os rankings de todos que participaram e vai ser possível saber se você conseguiu ser páreo com os modelos de previsão, se foi melhor ou pior. Enfim, o quão bom você é para prever o esporte", explicou Salazar.

Além de poder simular os resultados, a plataforma possibilita que os participantes criem ligas e disputem entre si. Para quem ficou interessado em simular os resultados da Copa do Mundo da Rússia, basta acessar o site fifaexperts.com.  

 

Veja quem deve vencer os jogos da primeira fase da Copa do Mundo, segundo a previsão dos estatísticos:
 


Mais do ACidade ON