A cidade de São Carlos é tradicional no calendário do Paulista Off-Road campeonato estadual de rali de regularidade que, pela 13ª vez, receberá a competição, com disputa da 2ª etapa no próximo sábado (30). A largada e a chegada serão no mesmo local: no Castelo Plaza localizado na SP-310, Rodovia Washington Luiz, km 222, pista sul no sentido capital.
Até o momento, o grid conta com 50 veículos, mas a expectativa é de que esse número aumente até sexta-feira (29). As inscrições são feitas por meio do aplicativo do Paulista Off-Road, disponível pelo Google Play Store. As categorias são Super Máster, Graduado, Turismo e Turismo Light. A secretaria da prova abre no sábado, às 7h, com largada do primeiro carro programada para às 10h.
De acordo com o diretor geral do evento, Clayton Prado, o roteiro terá cerca de 190 quilômetros, com 115 quilômetros de trechos navegados.
“O rali passará por fazendas particulares, dentro de reflorestamentos de eucalipto e algumas estradas municipais. O terreno em estradas de terra terá piso duro, com pedriscos e algumas partes de areia”, detalha Prado.
As médias de velocidade estão justas para cada categoria, porém, devido as características da região, será uma prova rápida e sem muitos laços. “A previsão é de que as duplas acelerem forte, e estabeleçam uma competitividade bastante acirrada. Como sempre, preparamos um desafio para ser definido nos mínimos detalhes e, lógico, ao menor erro”, afirma o diretor do Paulista Off-Road.
O Paulista Off-Road é um evento fora-de-estrada aberto a qualquer condutor do tipo de veículo 4×4. É considerado a porta de entrada para quem deseja se aventurar em ralis de regularidade, formando todos os anos grandes pilotos e navegadores que, ao passo que adquirem mais experiência, seguem por competições ainda maiores, tais como Transparaná, Transcatarina e, até mesmo o Sertões (quando havia a categoria Regularidade).
“Também é uma opção de lazer para as famílias; ou seja, para aqueles que desejam fazer algo diferente no final de semana e ainda conhecer novos lugares, é possível unir o útil ao agradável com as nossas etapas”, salienta Prado. “E, para quem nunca participou de uma etapa, basta se juntar a nós, que será muito bem recebido”, encerra.