São Carlos (SP) receberá em janeiro o projeto Paralímpico (Programa de Desenvolvimento Paralímpico), que visa fomentar o esporte paraolímpico de base. Programa vai capacitar profissionais de educação física para ensinarem os esportes paralímpicos.
O projeto tem como foco professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.
Durante os quatro dias do programa, os alunos terão a oportunidade de receber a Capacitação Técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico, com foco nas modalidades de Atletismo, Parabadminton, Goalball, Tênis de Mesa, Natação, Bocha, Ciclismo e Basquete cadeira de rodas.
As aulas práticas da Capacitação contarão com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas.
Na etapa inicial do projeto, concluída em agosto, 108 entidades foram homologadas e mais de 400 pessoas capacitadas em nove cidades. Para a nova etapa que será iniciada em São Carlos, o projeto foi ampliado. No total passará por 18 cidades com capacidade de atender até 100 alunos em cada localidade.
Em São Carlos, o Paralímpico será realizado entre os dias 18 e 21 de janeiro, na Fundação Educacional São Carlos (FESC), localizado na rua São Sebastião, 2828 – Vila Nery.
Os interessados em participar podem se inscrever no site https://capacitacao.paralimpico.com.br/. Há 100 vagas disponíveis para as capacitações em cada localidade.