Câmara Municipal de São Carlos irá premiar um homem e uma mulher da comunidade negra que tenham contribuído para a promoção da igualdade racial. Essa é a 3ª edição do Prêmio Chica Lopes, será realizada nesta quinta-feira (7), às 19h.
Sobre o projeto Chica Lopes:
Francisca da Conceição Lopes de Oliveira, Chica Lopes, mulher, negra, artista e são-carlense. Foi pioneira em quase tudo e deixou um grande legado no teatro, na rádio, na televisão e na vida.
Em São Carlos, trabalhou no Tecidão e participou da Juventude Operária Católica, despertando aí, seu talento artístico. Já na segunda metade da década de 1950, Chica mudou-se para São Paulo, onde aperfeiçoou sua formação artística, realizando diversos cursos.
No final da década de 1950 e começo da década de 1960, a carreira de Chica deslanchou. Entre teatro e TV, com destaque para a participação na novela “E o vento Levou” da TV Tupi, apresentada ao vivo.
Em 2005, recebeu o Prêmio Zumbi dos Palmares na Assembleia Legislativa de São Paulo, durante a Semana de Cultura Negra, recebendo várias homenagens. Chica Lopes foi aclamada como umas das principais representantes da comunidade negra e manteve ao longo da vida sua vinculação à cidade de São Carlos e sua gente.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.