São Carlos terá neste sábado (14) a observação presencial do eclipse solar parcial com equipamentos adequados. Os interessados poderão acompanhar o fenômeno no Observatório Dietrich Schiel no campus 1 da USP (Universidade de São Paulo).
O início do eclipse está previsto para às 15h36 no estado de SP. A observação se estende até 17h30, quando o Sol se esconde atrás dos prédios que ficam na direção do horizonte oeste do Observatório (onde o Sol se põe).
Para atender um maior número de pessoas durante período, as observações serão feitas exclusivamente com o telescópio refrator Grubb, utilizando o método da projeção em que a imagem do eclipse captada pelo telescópio é projetada em uma tela, permitindo a visualização simultânea por várias pessoas.
O atendimento será feito em grupos de 40 pessoas de cada vez, sendo a observação limitada a poucos minutos por grupo. Não haverá observação individualizada com telescópios auxiliares.
A observação depende de condições meteorológicas favoráveis. Caso o Sol fique temporariamente encoberto por nuvens, a equipe do Observatório irá aguardar com o grupo presente na cúpula o reaparecimento do Sol.
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, lançando uma sombra sobre a superfície da Terra. Em São Carlos e região o fenômeno poderá ser observado como parcial e a Lua encobrirá cerca de 42% do disco solar apenas.
Como participar
A participação na observação é gratuita. As 400 senhas disponíveis serão distribuídas às 14h30 por ordem de chegada, sendo possível retirar uma senha por pessoa.
O Observatório Dietrich Schiel fica no Campus Área 1 da USP de São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.