São João da Boa Vista está entre as dez cidades paulistas que são apresentadas como potenciais locações para o mercado cinematográfico internacional durante a Marché du Film (Mercado do Filme, em tradução livre), principal evento de negócios do Festival de Cannes, na França.
A iniciativa é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do governo do Estado, e da São Paulo State Film Commission.
O município integra a apresentação “São Paulo: Um Estado para Todas as Cenas” no painel “Brazil, Country of Honour”, dentro da conferência brasileira que apresenta estratégias para a internacionalização do cinema brasileiro.
São João da Boa Vista é uma das cidades que atenderam uma chamada da São Paulo State Film Commission e atendeu critérios como potencial paisagístico, arquitetônico, diversidade cultural e infraestrutura de apoio a filmagens.

No catálogo apresentado em Cannes, São João é apresentada como sendo uma cidade de boa segurança pública para filmagens, tem amplo patrimônio histórico, com citação especial à Catedral São João Batista, à Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Escola Estadual “Coronel Joaquim José”, além do Museu Histórico e Pedagógico “Dr. Armando Salles de Oliveira”.
O município, fundado há 200 anos, se beneficiou do ciclo do café, possui localização geográfica e clima privilegiados e se tornou rota de ondas migratórias de italianos, alemães, sírio-libaneses, espanhóis e portugueses que influenciaram a cultura local.
“Na arquitetura, essa miscigenação se manifesta na coexistência de construções que adaptam estilos neoclássicos e ecléticos europeus ao clima e aos materiais disponíveis na região, como o uso de tijolos e telhas de barro, além de elementos decorativos que refletem as tradições dos diferentes grupos de imigrantes”, afirmou a comissão cinematográfica estadual.
Além da cidade, municípios do entorno também foram destacados: São José do Rio Pardo, com o Casarão de Euclides da Cunha, o Cine A e o Centro Cultural Ítalo-Brasileiro; Águas da Prata, com o Chafé e Armazém Dezoito 86; Espírito Santo do Pinhal, com o Casarão Crescer no Campo.
“[Em Rio Pardo] foi onde o grande Euclides da Cunha escreveu sua obra magistral Os Sertões, enquanto trabalhava na construção de uma ponte. Tanto a casa onde ele viveu, com arquitetura colonial, como a cabana que ele utilizava, próxima da obra, estão preservadas”.
O governo estadual apresentou outras cidades com potencial cinematográfico: Amparo, Botucatu, Iguape, Itu, Piracicaba – todos Municípios de Interesse Turístico (MITs) –, as Estâncias de Santos e do Bananal, além de Ribeirão Preto e Bauru.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.