Começa hoje (23) a Festa do Livro da USP (Flusp), um dos maiores eventos literários realizados em São Carlos. Até quinta (25), leitores poderão ter contato com escritores e as mais novas obras literárias lançadas no país.
A abertura da festa é as 12h, com a presença de Eduardo Suplicy, que falará sobre as consequências sociais da pandemia, os desafios de projetar futuros para o Brasil e a importância da informação e do conhecimento neste cenário.
Para hoje ainda estão previstas as participações de Rodrigo Vianna e Leandro Schenk, que sob a mediação de Guilherme Sipahi, professor do IFSC, vão discutir o tema “A Política na Internet”. O painel será às 14h.
Antes, às 13h, a Flusp tem apresentação musical com Maria Butcher e André de Souza, que entoam clássicos da Música Popular Brasileira (MPB). Confira a programação completa no final da matéria.
A Flusp é tradicional em todos os campi da USP e aproxima leitores e editoras. A sétima edição será feita no vão livre do prédio E1, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), na área 1 do campus, no centro da cidade.
A festa acontece das 10h às 20h e é aberta para toda a população. A realização é feita em parceria com as bibliotecas do campus, Centro Cultural, Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos e com o apoio da EESC. Neste ano, o evento está sob a coordenação da Biblioteca Achille Bassi, do ICMC.
Segundo a organização, mais de 36 editoras já confirmaram presença, com milhares de títulos dos mais variados assuntos, com descontos.
A festa também terá programação literária e artística, incluindo apresentações musicais, mesas-redondas e bate-papos com renomados escritores e artistas. Participará da abertura, o ex-senador Eduardo Suplicy, para uma conversa sobre as consequências sociais da pandemia, os desafios de projetar futuros para o Brasil e a importância da informação e do conhecimento nesse contexto.
A festa deste ano tem como tema Brasilidades, direcionando a programação de forma a contemplar os quatro marcos definidos pelo Ciclo22 para o Brasil: 1822, 1922, 2022 e 2122.
Confira a programação:
23 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA)
12:00 – Abertura
Convidado de honra Eduardo Suplicy, que falará sobre as consequências sociais da pandemia, os desafios de projetar futuros para o Brasil e a importância da informação e do conhecimento neste cenário.
13:00 – Apresentação musical: Maria Butcher e André de Souza cantam a MPB.
14:00 – Bate-papo com o tema “A política na internet”.
Convidados: Rodrigo Vianna, autor, entre outros, do livro “De Lula a Bolsonaro”, publicado pela Kotter Editorial (2022), e Leandro Schenk, autor, entre outros, do livro “Os antidemocratas anônimos”, da editora Scienza (2022). Mediador Prof. Guilherme Sipahi – IFSC/USP.
16:00 – Mesa-redonda com o tema “Territórios negros”.
Convidados: Isabella Santos (Sampa Negra) e Joana D’Arc (IAU/USP).
18:00 – Apresentação musical: Conversa de Botequim apresenta linha do tempo dos compositores do samba.
20:00 – Mesa-redonda nobre com o tema “Povos indígenas, Amazônia e meio ambiente”.
Convidados: Daniel Munduruku, é escritor e professor, formado em Filosofia, História e Psicologia, pertence à etnia indígena Munduruku, é autor de 54 obras, sendo muitas premiadas no Brasil e no exterior, e o jornalista e escritor Nicodemos Sena, com vivência com os povos indígenas do Pará e Amazonas, e uma produção literária também premiada. Mediador Prof. Ruy Sardinha Lopes – IAU/USP.
24 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA)
12:30 – Apresentação artística: Flamenco – patrimônio imaterial da humanidade.
14:00 – Bate-papo com o tema “A história da violência no Brasil”.
Convidado: Reinaldo Lopes, autor, entre outros, do livro “Homo Ferox: as origens da violência humana e o que fazer para derrotá-la”, publicado pela editora HarperCollins (2021).
17:00 – Bate-papo com o tema “Mulheres na Semana de Arte Moderna”.
Convidada: Ana Paula Cavalcanti Simioni, autora, entre outros, do livro “Mulheres Modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira”, publicado pela editora Edusp (2022). Mediadora: Prof.ª Amanda Ruggiero – IAU/USP.
20:00 – Apresentação musical: Num programa com canções de Tom Jobim, a cantora Luana Liaw, estudante de graduação do Curso de Música da FFCLRP-USP se apresenta acompanhada pelo maestro Rubens Russomanno Ricciardi (piano) e pelos bolsistas da USP Filarmônica, Alexandre Girio (contrabaixo) e Matheus Luís de Andrade (percussão).
25 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA)
12:30 – Apresentação musical: Coral USP São Carlos canta música brasileira.
14:00 – Mesa redonda: A inteligência artificial vai escrever literatura e música?
Pesquisadores e profissionais em IA Felipe Iszlaji (Dicionário Criativo e Clarice.ai), Carolinne Pinheiro (aplicativo Vinder) e a jornalista e escritora Ana Lis Soares, autora do livro “Domingo”, da editora Instante (2021).
16:00 – Bate-papo com o tema “Tirinhas, quadrinhos e ilustrações: crítica e entretenimento no papel e na web”.
Convidados: Guilherme Infante, escritor e cartunista, criador do personagem “O Capirotinho” e autor do recém-lançado “Manifesto Proletário”, que satiriza pequenas situações do mundo corporativo; Shun Izumi, outro grande ilustrador, animador, quadrinista e designer de personagem, autor de “Sonhonauta”, da editora Conrad (2021); e também Talles Rodrigues, jornalista, ilustrador e quadrinista, com várias publicações de sucesso e premiadas como “Cortabundas” e “Mayara & Annabelle”, da editora Conrad.
18:00 – Apresentação musical: Quarteto Brasileiro. Formado e produzido pelo guitarrista Paulo Aggio, Gabi Milino na voz, Tinho Pereira no baixo e Alan Ramos na bateria. O repertório é um passeio pela música popular brasileira, com diversos compositores, intérpretes e estilos.