Depois de estrear mundialmente na República Tcheca e circular por festivais de cinema na América Latina, Europa e América do Norte, o documentário As Quatro Estações da Juventude terá sua pré-estreia nacional nesta terça-feira (13), às 19h, no Teatro do Bolso da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Após a exibição, o diretor Essi Rafael participa de um bate-papo com o público.
Rodado ao longo de dez anos no campus da UFSCar, o filme acompanha a trajetória de estudantes da universidade desde o trote até os desafios da vida adulta. A narrativa documenta não apenas transformações pessoais, mas também o contexto político e social em que essas histórias se desenvolvem — incluindo a implementação das cotas sociais e raciais, greves, cortes no orçamento da educação pública e manifestações como a Marcha das Vadias.
“A ideia foi trazer para o filme um pouco do que essa geração de jovens dos anos 2010 enfrentou em sua trajetória da universidade até a vida adulta”, afirma o cineasta Essi Rafael.
Com um olhar sensível sobre o cotidiano universitário, o documentário revela os sonhos, frustrações e dilemas de uma geração que passou da euforia pelo ingresso na universidade à desilusão diante do desmonte da educação pública.
Além da sessão em São Carlos, As Quatro Estações da Juventude será exibido em Campinas, amanhã 14, e em Marília, no dia 22 de maio. Outras cidades brasileiras também devem receber o longa nos próximos meses.
O longa-metragem teve sua estreia mundial em junho de 2024, no Zlin Film Festival, na República Tcheca, um dos principais festivais dedicados ao público jovem. Em seguida, integrou a programação do Philadelphia Latino Arts & Film Festival (PHLAFF), nos Estados Unidos, e foi selecionado para o Festival Internacional de Nuevo Cine Independiente, no Uruguai.
Em setembro, o filme concorreu ao prêmio de Novos Diretores na 22ª edição do Vancouver Latin American Film Festival, no Canadá. Antes mesmo da finalização, em 2023, As Quatro Estações da Juventude recebeu o prêmio WIP Puerto Lab no Festival Internacional de Cinema de Cartagena (FICCI), na Colômbia — o mais antigo da América Latina.
Este é o primeiro longa da Casa de Cinema de Aquidauana, com coprodução da LPB Content e da Taus Audiovisuais, produtoras com atuação no interior paulista. A exibição na UFSCar tem apoio da Cine UFSCar.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.