- Publicidade -
São CarlosLazer e CulturaDocumentário sobre Lauriberto Reyes, são-carlense assassinado pela ditadura, será lançado nesta 6ª

Documentário sobre Lauriberto Reyes, são-carlense assassinado pela ditadura, será lançado nesta 6ª

Documentário abordará aspectos privados do jovem morto pelo “Esquadrão da Morte” da repressão

- Publicidade -

 

lauriberto reyes.jpg 1878815314
Lauriberto (à direita) na época em que morava no Crusp (Foto: Acervo Grupo de Ex-moradores do Crusp)

Aspectos da vida pessoal e da luta do são-carlense Lauriberto José Reyes, estudante morto pela repressão da ditadura civil-militar, são abordados no documentário Lauri, que será lançado nesta sexta-feira (31).

- Publicidade -

O biográfico Lauri é dirigido por Beto Novaes e conta a história de Lauriberto, uma das principais figuras da coordenação do 30º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), realizado em Ibiúna, e da resistência ao arbítrio. O documentário abordará aspectos privados do jovem morto pela ditadura.

VEJA TAMBÉM
Sesc São Carlos recebe projeto Territórios do Comum com atividades de agricultura
RBD anuncia três shows extras em SP; venda de ingressos começa às 8h desta quarta
 

“Não queria abordar o Lauri subversivo, queria abordar o pessoal, como a passagem dele pelo Diocesano, os poemas dele, a política, a integridade. Através disso, ver o legado que ele e a geração de 1968 deixaram e que a juventude hoje não conhece muito bem”, afirma o diretor do filme.

DE SÃO CARLOS PARA A MILITÂNCIA
O documentário circula pela infância de Lauriberto, pelas passagens no então Instituto de Educação “Dr. Álvaro Guião” e no Colégio Diocesano, onde em artigos para “O Diocesano” revelou sua indignação com a falta de justiça social, e no ingresso na Escola Politécnica da USP, na capital paulista.

Durante a estadia na capital paulista, o jovem obteve posição de protagonismo na área cultural do Crusp (Conjunto Residencial da USP), onde polemizava sobre o tema, até ser “picado pela mosca” da política e da militância contra a ditadura recém-instalada no país.

O documento ainda reconta a conhecida história do são-carlense durante a militância no “Partidão”, o PCB, sua entrada na ALN (Ação Libertadora Nacional) e ingresso no dissidente Molipo (Movimento de Libertação Popular).

- Publicidade -

Lauri também foi assassinado em “troca de tiros” com policiais, fato desmentido décadas mais tarde em depoimento de testemunha ocular do crime estatal à Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. Os próprios militares que se envolveram na morte de Lauriberto – e do estudante Alexander José Ibsen Voerões, que o acompanhava – era do conhecido Esquadrão da Morte.

LANÇAMENTO NA UFSCAR
O documentário será apresentado às 19h de sexta-feira no Auditório do Núcleo de Apoio à Pesquisa, na área sul do campus, atrás da AT8. A sessão é gratuita e aberta a todos os interessados.

LEIA MAIS
Como ficar rico com pouco esforço? Veja dicas do ChatGPT

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas