Theodoro foi o nome escolhido para o novo filhote de onça-pintada nascido no Parque Ecológico de São Carlos. A eleição aconteceu presencialmente em seu primeiro semana no novo recinto, ao lado da mamãe Tabatinga.
Apenas quem foi ao parque visitar o mais novo integrante do espaço conseguiu votar, em cédulas, na melhor opção. Os nomes sugeridos eram Koda Jr, Uriel, Theodoro, Pinhal, Borromeu, Sanca, Barão, Marruá e Carlopolitano.
Nascido dos pais Codajás e Tabatinga, ambas onças resgatadas na região amazônica, o filhote já carrega a responsabilidade de contribuir com a preservação das onças pintadas junto ao grande programa de conservação nacional ao qual o parque faz parte há anos.
O FUTURO DE THEODORO
O biólogo explica que Theodoro nasceu fruto de uma determinação do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Grandes Felinos, que determinou que Codajás e Tabatinga ficassem juntos para gerar um filhote que fosse viável no futuro.
O filhote pode ser visto no recinto definitivo junto com sua mãe, Tabatinga, de terça a domingo, das 8h às 16h30. O Parque Ecológico de São Carlos fica na Estrada Municipal Guilherme Scatena.
SOBRE A RAÇA
Maior felino das Américas e o terceiro do mundo, depois do leão e do tigre. O seu corpo é mais robusto, musculoso e compacto com comprimento variando entre 1,10 a 2,40 metros, fora a cauda que pode chegar a 0,80 metros. O peso oscila entre 40 a 130kg, podendo um macho chegar a 150Kg.
A gestação dura em média 90 a 115 dias. Nasce de um a quatro filhotes, porém o mais comum são dois. Os filhotes nascem completamente cegos e totalmente dependentes da mãe. Com duas semanas de vida eles abrem os olhos.
*Com informações da EPTV Central.