Prestes a completar o centenário, o Grêmio Flor de Maio postou uma carta aberta à população informando a decisão da Justiça de leiloar o prédio histórico da associação tradicional.
Localizado na rua Padre Teixeira, a sede do clube corre o risco de ir à leilão por dívidas acumuladas com serviços públicos, impostos municipais, federais e encargos, informou a agremiação tradicional.
Assinada pela presidente Adriana da Silva, em nome da diretoria do grêmio, a carta faz um “chamado à valorização e preservação” de um espaço que pertence à população negra de São Carlos.
O clube foi fundado há 97 anos por homens e mulheres negras que eram impedidos de frequentar clubes “brancos”, sendo uma “resposta à exclusão, ao preconceito e à necessidade de construir um lugar digno de convivência, cultura, lazer e afirmação de identidade”.
Nas últimas duas décadas, o clube “foi entregue à má administração, à falta de zelo e completa ausência de compromisso com a sua história e com a comunidade”.
Tentativa de resgate
O clube informou que desde novembro de 2023 “assumiu a missão de reconstrução”, com a Comissão do Resgate do Grêmio, que resultou na intervenção judicial por nove meses, com o compromisso de eleger uma nova diretoria empossada em janeiro deste ano.
“O Grêmio é mais do que um prédio, é um símbolo de resistência negra. Como diretoria, queremos que a sociedade compreenda que o que está em risco é um patrimônio histórico da memória negra, da luta por igualdade e pelo direito à dignidade. Estamos empenhados em um trabalho sério, com total compromisso com a transparência na prestação de contas e com escuta ativa da comunidade. Este é um chamado à valorização e preservação de um espaço que pertence a todos nós”.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.