Estão abertas até 16 de setembro as inscrições para o 1º Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral voltado aos adolescentes de 15 a 17 anos e pessoas com 60 anos ou mais. A iniciativa é uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE).
A temática geral do concurso é “90 anos da Justiça Eleitoral: cidadania em memória e em esperança”. O tema do concurso para os adolescentes é “Meu voto, a democracia, o futuro do Brasil”, que deve ser desenvolvido na forma de dissertação. Já para as pessoas com 60 anos ou mais, o assunto é “O voto, a democracia e a minha trajetória”, no formato de relato de memória.
Assim como o prazo de inscrição, o período de homologação e o envio das redações também vão até 16 de setembro. Pelo edital, as três ações podem ser realizadas de maneira concomitante. Cada participante poderá submeter apenas uma redação. (Clique e confira o edital)
LEIA MAIS
Programa de astronomia da USP leva palestras para escolas
São Carlos terá festival de pipa e picolé para todas as idades
Como se inscrever
A inscrição deverá ser feita na Plataforma de Educação a Distância da EJE/TSE (clique aqui). A ficha de inscrição deve conter os dados solicitados, incluindo dados do responsável no caso de menor de idade. No mesmo site a pessoa também pode conferir a homologação da inscrição e enviar a redação.
No dia 21 de outubro, o TSE divulgará as redações selecionadas para a primeira fase do concurso e, em 24 de novembro, serão divulgadas as redações selecionadas para a segunda etapa. O Tribunal anunciará o resultado do certame no dia 14 de dezembro.
Prêmios
Os primeiros lugares em ambas as categorias receberão como prêmios o certificado de participação do concurso, um tablet e um passeio de um dia no Museu do Voto do TSE. Eles terão direito à diária e à passagem aérea, inclusive para um responsável pelo adolescente e para um acompanhante da pessoa com 60 anos ou mais, caso morem fora do Distrito Federal.
O segundo e o terceiro lugares em ambas as categorias receberão também o certificado de participação do concurso e um passeio de um dia no Museu do Voto do TSE.
VEJA TAMBÉM