No mês de setembro o projeto Locomotiva Teatral, de São Carlos (SP), traz para o público a exibição de cinco espetáculos e uma oficina voltada para a terceira idade. As atividades são gratuitas e serão exibidas pelo canal do Youtube da Teia – Casa de Criação. Já a oficina acontece pelo aplicativo Zoom.
O “Locomotiva Teatral” é um projeto da Teia-Casa de Criação em parceria com o grupo Retalho Coletivo e a Prefeitura de São Carlos que tem como objetivo incentivar o consumo de arte local da cidade e trazer ações formativas para o público.
Mais informações sobre o projeto e as ações podem ser encontradas no Instagram e Facebook da Teia Casa de Criação e do Retalho Coletivo.
Confira a programação de setembro:
Espetáculo – “Musas do Cotidiano”, com Palhaça Nair
Nair, uma palhaça amante de histórias, na busca de se alimentar do conhecimento de outras mulheres, entrevistou suas amigas e descobriu os tesouros que tem ao seu redor e o poder da rede feminina. Ninguém solta a mão de ninguém!
Quando: Sábado (11), às 20h
Classificação indicativa: Livre
Circo – “(Com)partilhar”, com Carol Melo e Marina Colloca
Nesse encontro, duas artistas se espelham se enxergando e apoiando uma à outra, buscamos assim, percorrer caminhos compartilhados e individuais.
Quando: Sábado (11), após exibição de “Musas do Cotidiano”
Classificação indicativa: Livre
Performance – “Genoflexório” com Washington Pastore
De peito aberto nessa performance, o artista escancara as dores internas e externas de um simples pedaço de carne, ora homem, ora algo que sente, sofre, transborda suas transparências, além da imagem e da ideia do sofrimento interno e sua ressonância, toda violência exposta: física, psicológica e moral. O corpo e suas inquietações, a localidade que mais se aproxima do sagrado, a potência dessa máquina absurda que abriga o mistério.
Quando: Sábado (19), às 19h
Classificação indicativa: Livre
Performance – “ELA(S)”, com Ana Cris Campos
ELA(S) é um ato político sobre todas as mulheres, vivas ou mortas. Uma denuncia sobre os novos cárceres “casativeiros”, e o genocídio das mulheres trans e negras no Brasil. É sobre as mulheres negras periféricas que se vão todos os dias, seja por alguém, pela fome, pelo racismo e machismo estrutural, em suas celas isoladas e isolando-se, fazendo uma roleta russa, com e pela sua vida a cada dia. É um ato de repúdio pela falta de políticas públicas para todas.
Quando: Sábado (25), às 20h
Classificação indicativa: Livre
Espetáculo – “The War”, com Richard Astolpho
O homem, um ex-combatente, aparece com toda a sua mediocridade e suas fraquezas. Constrói muros para ter a coragem de se libertar de um mundo de fantasias e de demônios que sugam suas necessidades de enxergar o novo. O espetáculo discute a situação atual do Brasil, com uma pitada de sarcasmo e bom humor, em um retrato da vida cotidiana, absurda, triste, sem projetos nem incentivo.
Quando: Domingo (26), às 21h
Classificação indicativa: 16 anos
Oficina – Teatro virtual para idosos como ferramenta de inserção nas redes sociais, com Marcio Antunes
Com a intenção de apresentar aos idosos as possibilidades de interatividades dentro das redes sociais, durante 6 encontros, essa oficina traz jogos de improviso cênico virtual, contação dramatizada de histórias, conceitos de interpretação melodramática para vídeos como ferramenta para a criação de conteúdos para as redes sociais. A oficina irá acontecer via Zoom, é necessário ter o aplicativo instalado no computador ou celular. Nos encontros, será necessário deixar o microfone e a câmera abertos, para a interação com o oficineiro e também com outros participantes.
Quando: Sábados, 18 de setembro a 23 de outubro, das 14h às 15h30
Clique aqui para acessar o formulário de inscrição