- Publicidade -
Lazer e CulturaMais de mil pessoas celebram centenário de Paulo Freire em Seminário

Mais de mil pessoas celebram centenário de Paulo Freire em Seminário

O evento integrou as comemorações, por parte da UFSCar, para celebrar o centenário do Patrono da Educação Brasileira; confira

- Publicidade -

Freire dedicou seus 75 anos de vida à construção de métodos inovadores de educação, com foco na transformação social. Foto: Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire - RJ
Freire dedicou seus 75 anos de vida à construção de métodos inovadores de educação, com foco na transformação social. Foto: Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire – RJ

 

- Publicidade -
Mais de mil pessoas, de todas as regiões do Brasil e de vários países, participaram do Seminário Internacional “Atualidade e Urgência da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire”, realizado no último dia 16 de setembro. O evento integrou as comemorações, por parte da UFSCar, para celebrar o centenário do Patrono da Educação Brasileira, o educador Paulo Freire, nascido em 19 de setembro de 1921 em Recife, Pernambuco. O evento foi gravado e pode ser visto no link https://bit.ly/3tZSOra.
“A repercussão no Brasil do centenário está sendo incrível”, avalia o professor Luiz Roberto Gomes, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, “são diversos eventos, textos, semanas, manifestações culturais ao longo deste ano, e que marcam a importância e atualidade do pensamento de Paulo Freire”.
Além do Seminário Internacional da UFSCar, que contou com representantes da Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Chile, Cuba, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha e Portugal, foi lançada a canção “Esperançar”, que pode ser ouvida em diversas plataformas (listadas em https://bit.ly/3o4FJfc), e o clipe da música, com acesso no YouTube. “A canção tem uma relação direta com a obra de Paulo Freire, principalmente pela assimilação da palavra ?Esperançar’ em nossas vidas, que significa movimento, levantar-se, juntar-se com os outros para fazer de outro modo”, explica o docente do DEd e um dos compositores da obra musical. “Também publicamos no jornal Primeira Página, de São Carlos, um conjunto de artigos de especialistas da área, para marcarmos a semana Paulo Freire”, complementa.
De acordo com o professor, o Seminário foi muito exitoso, “tanto pelo envolvimento das diversas associações e grupos que nos apoiaram na organização, como pelo evento em si, pela intensa participação, com comentários, questões diversificadas e a riqueza das palestras e intervenções. Foram tantas as questões que sentimos a necessidade de realizarmos uma nova edição do seminário”.
O novo evento está programado para o dia 30 de setembro, às 16 horas, com transmissão no canal do Departamento de Educação no YouTube. Mais informações podem ser acompanhadas pelo site do DEd, em www.ded.ufscar.br.
Além da UFSCar, outras entidades do município de São Carlos estão se organizando para celebrar o centenário de Paulo Freire. “A Câmara Municipal de São Carlos, juntamente com o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire estão programando para o início da próxima semana uma homenagem à Paulo Freire. O Conselho Municipal de Educação de São Carlos também já está programando, para outubro, encontros para homenagear o Patrono da Educação Brasileira”, elenca Gomes.
No cenário internacional, o reconhecimento à figura e legado de Paulo Freire também tem ganhado ampla repercussão. “São muitos os movimentos e os eventos. O Seminário da UFSCar foi, certamente, um destaque neste processo de conectividade com a rede de diálogo sobre o pensamento de Paulo Freire no mundo”, conclui o docente.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -