- Publicidade -
São CarlosLazer e CulturaPersonagens da nossa cidade: O ritmo marcante de Leme do Samba

Personagens da nossa cidade: O ritmo marcante de Leme do Samba

Apaixonado pelo samba desde criança, Leme ressalta que todo esse sentimento pelo ritmo começou ainda cedo, com seu pai

- Publicidade -

“São Carlos é meu porto seguro, se eu saio daqui, eu já quero voltar, pois este é meu porto seguro e é aqui que me sinto bem”, afirma Antônio Carlos Leme, gráfico aposentado e sambista, nascido e crescido na Capital da Tecnologia.

Apaixonado pelo samba desde criança, Leme ressalta que todo esse sentimento pelo ritmo começou ainda cedo, com seu pai. “Ele frequentava a Escola de Samba ‘Flor de Maio’ e tive o grande prazer de conhecer a escola de dona Odete, que eram famílias amigas. Era a melhor escola que tinha aqui na cidade e foi assim, vendo a escola e como aquilo mexia com toda a cidade, foi despertando a minha paixão pelo samba”, conta.

- Publicidade -

Leme lembra quando ia com o pai, ainda pequeno, ver a escola de samba ensaiar e batucar.

“Me lembro, quando era moleque, além das escolas de samba, tinha muita música pela cidade, mas não tinha o samba e sim MPB. Nos anos 80, quando começamos a tocar nas noites da cidade, e começamos a tocar samba mesmo. Pegar músicas de MPB e tocávamos em ritmo do samba”.

Nas noites de São Carlos

Atualmente, é impossível falar de samba na cidade e não lembrar de Leme. “Nesses meus 40 anos tocando música nas noites de São Carlos, meu maior prazer é andar pelas ruas da cidade e encontrar pessoas que já foram em, ao menos, em um show meu. Eles param e falam de shows de 20 ou 30 anos atrás. As pessoas falam ‘Olha lá, o Leme está chegando, o sambista está chegando’, isso me dá um orgulho muito grande”, ressalta Leme.

Mas, apesar de todo o carinho dispensado ao sambista, ele lembra que nem sempre o ritmo foi bem aceito na cidade. “Fomos um dos primeiros a trazer o samba e incluir o afoxé nas noites da cidade. Muitos ligavam o estilo de música com macumba e olhavam de uma maneira estranha. Hoje o ritmo é mais comum, mais aceito, mas antes havia muito preconceito”, lembra.

Momento marcante

O sambista conta que teve muitos bons momentos em São Carlos, mas um foi particularmente marcante. “Lá no começo dos anos 90, a Flor de Maio trouxe muitos artistas bons aqui em São Carlos, como Fundo de Quintal, Lecy Brandão, Bebeto. E eu tive a grande alegria, junto ao grupo Afro Samba, de abrir o show da Lecy Brandão”, conta Leme.

- Publicidade -

“Quero desejar feliz aniversário para minha cidade sorriso, minha cidade do clima e a todo povo são-carlense, que sempre me acolhei nesses anos de samba, e que eu sou muito agradecido por isso. Muito obrigado. Parabéns, São Carlos”, finaliza.

🔔 FIQUE ON!

Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:

🟡 Canal no WhatsApp

🟣 Canal no Instagram

Canal no TikTok

🟢 Comunidade no WhatsApp

🔵 acidade on no Facebook

🟠 acidade on no Instagram

👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp

📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
Gabriela Martins
Gabriela Martinshttp://www.acidadeon.com/araraquara
Editora do ACidade ON Araraquara e São Carlos, está no portal desde 2018. Formada há 13 anos, atuou como repórter da Tribuna Impressa de Araraquara por mais de sete anos e tem experiência em marketing em mídias digitais -gabriela.martins@acidadeon.com

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas