- Publicidade -
Lazer e CulturaPlataforma Cultura em Casa comemora Dia da África com programação especial

Plataforma Cultura em Casa comemora Dia da África com programação especial

Entre os destaques estão as transmissões do XV Prêmio África Brasil 2021, do filme Djon África e a exposição virtual de esculturas da República de Camarões; veja mais

- Publicidade -

Dia da África ganha conteúdo especial na plataforma #CulturaEmCasa. Foto: Divulgação

A plataforma Cultura em Casa apresenta nesta terça-feira (25), uma programação especial em comemoração ao Dia da África, com conteúdos que evidenciam a influência do continente na formação cultural do povo brasileiro. 

- Publicidade -

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por intermédio da Organização Social Amigos da Arte, e a Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo. Berço de toda a humanidade, a África é tudo menos singular é plural, rica e heterogênea. Continente com o maior número de países, etnias, povos e línguas, possui uma das maiores diversidades culturais do planeta. 

Entre os destaques da programação está a transmissão do XV Prêmio África Brasil 2021, a partir das 19h. Promovido pelo Centro Cultural Africano, o evento internacional tem como objetivo reconhecer e divulgar projetos e ações que beneficiem diretamente comunidade afro-brasileira na área de educação, artes e cultura, artista, esporte, meios de comunicação, terceiro setor, responsabilidade social, políticas públicas, poder público, relações exteriores, africanos no mundo e honra ao mérito.

Na programação também está o filme Djon África, longa que conta trajetória de Miguel “Tibars” Moreira, mais conhecido como Djon África. O protagonista descobre que a genética pode ser cruel quando sua fisionomia bem como alguns de seus fortes traços de personalidade imediatamente o denúncia como filho de alguém que ele nunca conheceu. Esta descoberta intrigante o leva a tentar descobrir quem é este homem. Tudo o que Djon África sabe sobre seu pai, no entanto, é o que sua avó, com quem sempre viveu, lhe contou. No elenco principal, estão Bitori Nha Bibinha, Isabel Cardoso, Miguel Moreira. 

O Arte da República de Camarões será apresentada com a exposição virtual de sete esculturas deste universo artístico. Também foram reunidos demais conteúdos da plataforma, especialmente reeditados, para a data comemorativa. Entre eles, o podcast do Museu da Língua Portuguesa, Influência Africana na Língua Portuguesa; a live da cantora Titica e o #SP Gatronomia com Mãe Eleonora, uma das matriarcas na tradição culinária de matriz africana, ensinando a fazer acarajé;. 

Também estará disponível o espetáculo Contos Negreiros do Brasil. Baseada no livro escrito por Marcelino Freire, prêmio Jabuti de 2006, a peça traz estatísticas raciais e atuais relacionadas aos contos do livro, vividos pelos atores Rodrigo França, Aline Borges, Marcelo Dias, Milton Filho e Valéria Monã. 

- Publicidade -

Toda a programação pode ser encontrada gratuitamente na plataforma de streaming do projeto Cultura em Casa. O conteúdo deve continuar disponível para acesso após a data comemorativa. 

Sobre o Dia da África
O Dia da África, anteriormente chamado Dia da Liberdade de África e Dia da Libertação de África, celebra a fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), em 25 de maio de 1963, hoje conhecida como União Africana. 

A entidade foi criada em prol da libertação africana frente ao massacre e à exploração do colonialismo europeu. Em sua conferência inicial, estabeleceu-se uma carta de princípios a fim de melhorar o padrão de vida entre os estados-membros. 

Comemorado mundialmente, o Dia da África existe não só para lembrarmos de suas carências e cicatrizes avassaladoras, mas também para evidenciarmos as diversas nacionalidades e identidades africanas, exaltarmos sua pluralidade, seus polos tecnológicos e sua riqueza artística e cultural.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -