O programa cultural #JuntosPelaCultura, do Governo do Estado de São Paulo, anunciou os projetos do +Orgulho SP selecionados este ano. São 30 ações com temáticas que abordam a população LGBTQIA+, e na região central, a cidade de Rio Claro recebeu aval para a 5ª Parada do Orgulho LGBT.
Segundo a Amigos, da Arte, responsável por gerir o programa, os selecionados precisam apresentar documentos para aprovação. Se aprovado, assinam os contratos e se reúnem com a organização para a definição geral do evento.
“O anúncio do +Orgulho SP é sempre um momento de celebração da diversidade e de reforçar a importância de uma cultura de paz e convivência a partir desta ação que gera um impacto muito positivo nas cidades contempladas, com o fomento à cultura gerando aquecimento do turismo e, consequentemente, da economia”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.
Neste ano, o programa conta com R$ 44 milhões com foco no fomento da cultura do interior e litoral paulista. Deste total, o +Orgulho SP ficou com R$ 1,1 milhão.
O programa contempla 16 chamadas públicas – nove para municípios, seis para artistas e uma para organizações da sociedade civil e coletivos culturais. Em 2022, o #JuntosPelaCultura vai realizar mais de 1.880 projetos, 1.500 ações culturais e mobilizar 250 prefeituras, gerando impacto econômico de 71 milhões de reais. As inscrições para o segundo bloco do seguem abertas até o dia 14 de maio.
Confira os selecionados na região:
14° Parada do Orgulho de Ser LGBT+ – Christian Eluis da Silva Nogueira – São João da Boa Vista
13º Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Araraquara – COLETIVO MAIS PLURAL ARARAQUARA Araraquara
18ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Ribeirão Preto – Fabio de Jesus Ribeirão Preto
5ª PARADA DO ORGULHO LGBT DE RIO CLARO/SP – Nautilus Publicidade, Promocoes e Propaganda Rio Claro