- Publicidade -
Lazer e CulturaRio Claro comemora o Dia Nacional do Fusca neste sábado, com encontro em shopping

Rio Claro comemora o Dia Nacional do Fusca neste sábado, com encontro em shopping

No Brasil, chegou via importação em 1950, com um lote de 30 unidades chegando ao Porto de Santos

- Publicidade -

A comemoração ao Dia Nacional do Fusca continua na região, com o encontro de simpáticos besouros no Shopping Rio Claro.

- Publicidade -

O evento começa às 16h, no estacionamento da entrada do Ri Happy.

A entrada é gratuita.

20 de janeiro, Dia Nacional do Fusca

Coleção de Sedans no Stiftung Automuseum Volkswagen (Foto: Stiftung Automuseum Volkswagen)

Criado no III Reich Alemão, o Volkswagen Sedan (Typ 1) foi o primeiro modelo da marca criada para ser o “Carro do Povo” (Volkswagen, em alemão).

No Brasil, chegou via importação em 1950, com um lote de 30 unidades chegando ao Porto de Santos. No ano seguinte, após um acordo com os alemães, a Brasmotor começou a montar o veículo no país, a partir do esquema CKD, em que as peças são enviadas completamente desmontadas.

Primeiros Volkswagens Sedan saindo da fábrica da Anchieta (Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil)

Já em 1959, o Volkswagen Sedan ganhou fabricação local, com crescente índice de nacionalização.

- Publicidade -

Ao longo dos mais de 50 anos de fabricação no mundo, o Fusca ganhou diversas alterações, como ampliação de volume e potência dos motores e na aparência, a troca de lanternas, ampliação da área de janelas, entre outras.

No Brasil, o Fusca foi fabricado até 1986, mas por desejo (e decreto!) presidencial, retornou em 1993, em reencarnação conhecida como Fusca Itamar. Essa geração – muito valorizada no mercado – durou até 1996.

Após encerrar a fabricação local, a planta de Puebla, no México, foi a última a manter o velho Käfer/Fusca/Carocha em linha. O último modelo foi fabricado em 2003, marcando a despedida de um dos carros mais vendidos do mundo.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -