A semana acadêmica de computação acontecerá na USP São Carlos, de 18 a 24 de outubro. O evento é gratuito e aberto a toda comunicação. A programação contará com palestras, minicursos, competições e atividades culturais.
Os interessados podem acessar o site e se inscreveram. Quem se inscrever e registrar presença no evento receberá um certificado de acordo com a participação nas atividades. A maioria das atrações do evento acontecerá no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC. Além disso, todas as palestras serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Semcomp no YouTube.
A programação começa no sábado e domingo, dias 18 e 19, com o tradicional Hackathon Semcomp, que será realizado no espaço de coworking Onovolab, em São Carlos. O desafio reúne equipes que, ao longo de 24 horas, vão desenvolver soluções criativas e tecnológicas para um problema proposto, com avaliação final feita por uma banca de especialistas.
Entre os destaques da programação estão as palestras:
- Machine learning em saúde: da predição à transformação, na segunda, dia 20, a partir das 10h30;
- Computação e Mercado Financeiro, na segunda, dia 20, a partir das 14 horas;
- Freud explica por que a IA não escala, na quarta, dia 22, a partir das 9 horas;
- Interdisciplinaridade em pesquisas, na quinta, dia 23, a partir das 16h50;
- Ética na Inteligência Artificial, na sexta, dia 24, a partir das 11 horas.
Já os minicursos abordarão temas práticos, como, por exemplo: Copilot e Power BI; e Introdução ao Pentesting. A programação também contará com eventos de integração e lazer abertos à comunidade de São Carlos, como a tradicional noite de jogos (gamenight) na terça-feira, dia 21, e o luau, marcado para a noite de quarta-feira, dia 22, com apresentações musicais e participação livre da comunidade acadêmica.
Durante a semana, o Ganesh, grupo de extensão da USP São Carlos referência nacional em cibersegurança, promoverá uma competição do tipo Capture The Flag (CTF), em que os participantes terão acesso a desafios práticos que simulam falhas em sistemas computacionais e precisarão resolvê-los para encontrar as “bandeiras” (flags) escondidas.
A atividade ocorrerá ao longo de todo o evento, com novos desafios sendo liberados a cada dia. Está previsto também um Contest, um desafio de programação competitiva, em parceria da Semcomp com o Grupo de Estudos para a Maratona de Programação (GEMA).
Um dos momentos mais esperados da programação é a Feira de oportunidades, que reunirá, na quarta, dia 22, a partir das 14 horas, empresas e organizações parceiras do ICMC interessadas em dialogar com os estudantes e apresentar suas iniciativas, estágios e programas de trainee. A proposta é que o espaço funcione como uma vitrine profissional e de networking, permitindo aos participantes conhecer novas áreas de atuação, descobrir caminhos de carreira e ampliar sua rede de contatos.