O site Mapa de Frutas, feito através de informações de moradores, traça um mapa onde é possível encontrar as cerca de mil árvores frutíferas que estão espalhadas pela cidade de São Carlos, uma “utilidade pública” para quem gosta de aproveitar as belezas da cidade e se deliciar com as mais variadas frutas. (Clique aqui e acesse)
O projeto surgiu através das redes sociais, onde os internautas costumavam compartilhar informações sobre as árvores frutíferas que tinham na cidade. No início eram 150 árvores cadastradas, mas a iniciativa deu tão certo que agora soma quase mil cadastros.
“Surge como uma iniciativa livre de encontrar as árvores frutíferas em espaços públicos da cidade de São Carlos e compartilhar essa localização. É um projeto que vem sendo construído coletivamente”, contou Rafael Henrique de Moura, professor do IFSC de Santa Catarina e idealizador do mapa.
Leia mais
Dia da Árvore: concessionária de rodovia faz plantio de 2 mil mudas em São Carlos e região
Inmet alerta para risco de tempestade na região de São Carlos
O complemento de informações não é limitado aos criadores, muito pelo contrário. Qualquer pessoa pode acessar, e se encontrar alguma árvore que o mapa não indica, também pode adicionar os detalhes daquele “pé” e de sua localização, participando do projeto “Pé de Fruta”.
O programador Achiles Siqueira foi quem desenvolveu o site do projeto, que depois de cinco anos continua gerando muitos frutos. Como qualquer pessoa pode colaborar, ele explica que foi preciso criar um filtro para garantir a veracidade das informações.
“A própria comunidade identifica esses locais que estão errados e deleta do mapa. A gente também deleta alguns locais que a gente sabe que não tem e mantém um backup, então quando alguém mal intencionado deleta todas as frutas do mapa, uma vez por mês a gente faz o backup”, explicou.
Hoje, mais de 100 mil pessoas já visitaram o mapa das árvores frutíferas, e muitos acompanham o projeto há muito tempo, como Caio Moralez, professor de Ciências que usa a plataforma desde seu lançamento e também já contribuiu diversas vezes com registros de novos locais.
“É legal que você vai explorando a cidade, conhecendo novos cantos, repara em árvores que você não repara antes, sem contar que fruta é muito bom, então é sempre gostoso colher umas frutas do pé. Você nem imagina que tem um pé de tamarindo aqui, mas tem, tem também pé de romã, que não é uma fruta muito típica”, contou.
Com a iniciativa dando tão certo, a população são-carlense pode até ganhar um aplicativo gratuito em breve. “É uma versão do mapa com algumas funcionalidades a mais, então a gente conseguiria ter a parte de autenticação, um controle a mais de usuários”, disse o estudante Guilherme Cardoso.
Frutas típicas
Com a chegada da Primavera, que acontece nesta quinta-feira (22), frutas típicas passam a ser destaque. Entre elas: nêspera, kiwi, açaí, acerola, amora, jabuticaba, jaca, pitanga, manga e melancia.
Hoje, segundo o mapa, essas frutas podem ser facilmente encontradas em diversos pontos, do norte ao sul, mas as regiões com o maior número de árvores frutíferas da cidade estão no entorno da região da grande Santa Felícia, do campus 1 da USP e ao redor da UFSCar.
*Com informações da EPTV Central.
Veja também
Conhece a dieta mediterrânea? Estudo diz que previne doenças cardíacas