O professor Adilson Marques passou cerca de um ano sonhando com um mesmo local. O cenário não era estranho, tampouco conhecido.
Notou que havia uma sequência nos sonhos. A saída de uma estação de trem, a caminhada por uma rua até chegar a um rio. Em outra cena, entrava em um local e “topava” com dois holandeses. Adilson acorda.
A cada noite, a sequência se desvendava um pouco mais. A caminhada que Adilson fazia durante o sono se refletia em cansaço quando acordava. Até parecia ter andado “de verdade”.
“O último sonho foi muito interessante. Eu estava em uma reunião e sabia que era em Viena. Aí alguém me dava algo como uma garrafa com água. Em seguida, estava diante de uma enorme construção que parecia muito sólida e quando eu joguei a garrafa contra a parede, ela se desmanchou como se fosse um castelo de areia e veio uma onda”, descreve.
A cena do castelo desmanchado evidenciava, para Adilson, que os sonhos seriados acabariam por ali. “Eu intuí que eles terminariam”.
Com anotações feitas a partir dos sonhos e outras “dicas” dadas pelas “aventuras” patrocinadas por Morfeu, Adilson se deu conta de que aquele local com que sonhara diversas vezes era um prédio de verdade: o campo de concentração de Mauthausen, na Áustria.
Com tanto “material” – ou imaterial – juntado, Adilson escreveu uma história de 48 páginas que conta a história de um jovem que, por conta de um coma derivado de um acidente, vivenciou uma operação de resgate em um campo de concentração austríaco.
Durante a vivência “paralela”, conhece outro prisioneiro, um empresário austro-brasileiro que foi morto naquele mesmo campo de concentração semanas antes de os soldados aliados libertarem a todos os prisioneiros.
A história de Adilson se tornou a HQ “Operação Mauthausen” graças a uma parceria com João Marcos Akicekria, que transformou a narrativa em ilustração. Todo o enredo foi condensado em 16 páginas e lançado no Festival do Livro da Fesc.
Agora, a dupla se prepara para alçar voo internacional. Em maio de 2024, a HQ bilíngue em português e alemão será lançado em Berlim, em uma livraria especializada em literatura brasileira.
O livro está à venda, disponível através do e-mail asamar_sc@hotmail.com. Cada exemplar do HQ custa R$ 40.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.