- Publicidade -
Lazer e CulturaSonho recorrente de professor de São Carlos vira HQ

Sonho recorrente de professor de São Carlos vira HQ

Livro conta história de jovem em coma que vivencia “estadia” em campo de concentração

- Publicidade -

O professor Adilson Marques passou cerca de um ano sonhando com um mesmo local. O cenário não era estranho, tampouco conhecido.

Notou que havia uma sequência nos sonhos. A saída de uma estação de trem, a caminhada por uma rua até chegar a um rio. Em outra cena, entrava em um local e “topava” com dois holandeses. Adilson acorda.

- Publicidade -

A cada noite, a sequência se desvendava um pouco mais. A caminhada que Adilson fazia durante o sono se refletia em cansaço quando acordava. Até parecia ter andado “de verdade”.

“O último sonho foi muito interessante. Eu estava em uma reunião e sabia que era em Viena. Aí alguém me dava algo como uma garrafa com água. Em seguida, estava diante de uma enorme construção que parecia muito sólida e quando eu joguei a garrafa contra a parede, ela se desmanchou como se fosse um castelo de areia e veio uma onda”, descreve.

A cena do castelo desmanchado evidenciava, para Adilson, que os sonhos seriados acabariam por ali. “Eu intuí que eles terminariam”.

Com anotações feitas a partir dos sonhos e outras “dicas” dadas pelas “aventuras” patrocinadas por Morfeu, Adilson se deu conta de que aquele local com que sonhara diversas vezes era um prédio de verdade: o campo de concentração de Mauthausen, na Áustria.

Com tanto “material” – ou imaterial – juntado, Adilson escreveu uma história de 48 páginas que conta a história de um jovem que, por conta de um coma derivado de um acidente, vivenciou uma operação de resgate em um campo de concentração austríaco.

- Publicidade -

Durante a vivência “paralela”, conhece outro prisioneiro, um empresário austro-brasileiro que foi morto naquele mesmo campo de concentração semanas antes de os soldados aliados libertarem a todos os prisioneiros.

A história de Adilson se tornou a HQ “Operação Mauthausen” graças a uma parceria com João Marcos Akicekria, que transformou a narrativa em ilustração. Todo o enredo foi condensado em 16 páginas e lançado no Festival do Livro da Fesc.

Agora, a dupla se prepara para alçar voo internacional. Em maio de 2024, a HQ bilíngue em português e alemão será lançado em Berlim, em uma livraria especializada em literatura brasileira.

O livro está à venda, disponível através do e-mail asamar_sc@hotmail.com. Cada exemplar do HQ custa R$ 40.

FIQUE ON!

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -