A Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou duas exposições virtuais: “Acervo Musical da UEIM”, que reúne capas de discos de vinil, e “Luz, câmera, ação!!!”, que apresenta cartazes e documentos sobre teatro e cinema. Por meio do projeto Rememorar, a UEIM retoma agora, em formato digital, exposições que foram sucesso quando exibidas fisicamente.
Todo o material está alocado na Unidade. “A proposta é apresentar o acervo da UEIM, que conta com diversos suportes materiais”, conta Ricardo Biscalchin, coordenador técnico e bibliotecário documentalista da UEIM. As mostras podem ser conferidas no site https://linktr.ee/ueimufscar.
- Publicidade -
Acervo Musical
A mostra virtual “Acervo Musical” apresenta fotos de capas de discos de duas coleções pertencentes à UEIM – Coleção Norma Mortari e Coleção Acervo Musical – e engloba diversos estilos musicais, com obras executadas pelas mais importantes orquestras do mundo e grandes artistas nacionais e internacionais. “A mostra física, que ocorreu no primeiro trimestre de 2017, contou com a exposição dos discos de vinil, de goma-laca (78 rotações), livros e partituras musicais. Esta versão digital apresenta a capa dos discos de vinil apresentados na primeira mostra”, compara Ricardo Biscalchin.
“Todas as peças da UEIM foram adquiridas por meio de doações de diversas pessoas, compondo deste modo o acervo. Destaca-se o acervo de Norma Mortari, professora aposentada do Departamento de Genética e Evolução (DGE) da UFSCar, que doou pessoalmente à UEIM um total de 91 discos de vinil”, conta o coordenador técnico da Unidade. Já a Coleção Acervo Musical consiste em todos os materiais (discos, partituras, fitas K7, livros, periódicos etc.) relacionados à música e a seu fazer, doados à UEIM ao longo dos anos.
“Luz, câmera e ação!!!”
- Publicidade -
A exposição “Luz, câmera, ação!!!” retorna, em versão digital, com cartazes de filmes que foram sucesso de bilheteria e outros não tão conhecidos, nacionais e internacionais, exibidos entre as décadas de 1930 e 1970. Como destaques estão grandes sucessos de Charles Chaplin e Mazzaropi e obras como “Planeta dos Macacos”, além de fotos de peças teatrais onde aparecem artistas conhecidos do público como Tony Ramos, Maria Teresa Alves Viana e outros. Os cartazes, assim como outros documentos pertencentes à coleção, foram adquiridos por meio de doação.
“A mostra foi inaugurada fisicamente no dia 8 de março de 2016 e apresentou o acervo da Coleção Fetac (Federação do Teatro Amador do Centro do Estado de São Paulo) da UEIM, composta de cartazes, folhetos, roteiros de peças teatrais, currículo e fichas de filiações de artistas, folders etc., que refletem a intensa atividade teatral e cinematográfica de São Carlos nas décadas de 1960 e 1970”, relata Biscalchin.
Projeto Rememorar
O Projeto Rememorar consiste em trazer mostras físicas para o formato virtual, deixando as exposições acessíveis de modo permanente aos visitantes. Nesse novo formato, a UEIM espera reproduzir, neste momento de desafios frente à pandemia de Covid-19, a mesma sensação da exposição física na virtual.
A primeira atividade do projeto online resgatou, em formato virtual, a exposição “Memória da UFSCar no acervo da UEIM: imagens e afeto”, com fotos e vídeos relembrando a memória da Instituição em sua celebração de 45 anos.
Todas as exposições estão disponíveis no endereço https://linktr.ee/ueimufscar.