A partir deste final de semana, o Parque Ecológico de São Carlos exibe seu mais novo integrante: um filhote macho de onça-pintada que terá seu nome escolhido através de uma eleição. As sugestões, segundo a administração, têm ligação com a história da cidade.
Nascida dos pais Codajás e Tabatinga, ambas onças resgatadas na região amazônica, o filhote já carrega a responsabilidade de contribuir com a preservação das onças pintadas junto ao grande programa de conservação nacional ao qual o parque faz parte há anos.
O manejo da população de onças pintadas em cativeiro é orientado pelo Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Grandes Felinos – PAN Grandes Felinos, coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros – CENAP, e o Parque Ecológico de São Carlos participa deste Plano Nacional, assim como outros Zoológicos que possuem a espécie e são membros da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil – AZAB.
QUAIS SÃO OS NOMES SUGERIDOS?
De acordo com a administração do parque, os nomes estão relacionados à cidade para manter a tradição dos pais, que tem seus nomes referenciados às cidades amazônicas onde foram resgatados.
As sugestões são as seguintes:
- Koda Jr;
- Uriel;
- Theodoro;
- Pinhal;
- Borromeu;
- Sanca;
- Barão;
- Marruá;
- Carlopolitano.
Os visitantes além de poder conhecer a oncinha, poderão votar na escolha do nome dele, em cédulas que estarão disponíveis próximo aos recintos das onças.
O Parque Ecológico Municipal está localizado na Estrada Municipal Guilheme Scatena. O horário de atendimento é de terça a domingo, das 8h às 16h30. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 e 3361-4456.
Quer conferir mais atrações culturais? Acesse nossa editoria de Lazer e Cultura!