- Publicidade -
lazereculturaAlém de aeronaves, Museu da TAM terá acervo de tratores da CBT

Além de aeronaves, Museu da TAM terá acervo de tratores da CBT

Associação Asas de um Sonho confirmou que o acervo está preservado; veja o que se sabe sobre a reabertura

- Publicidade -
Museu da TAM reúne mais de 100 aeronaves em São Carlos. (Foto: g1 São Carlos)
Museu da TAM reúne mais de 100 aeronaves em São Carlos. (Foto: g1 São Carlos)

O presidente da Associação Asas de um Sonho, João Amaro, confirmou que o acervo do famoso Museu da TAM, em São Carlos, está preservado e que agora passará a ter exposto seu acervo particular de tratores, alguns da Companhia Brasileira de Tratores (CTB). Na quarta-feira (1º), a prefeitura comunicou a reabertura do espaço que estava há sete anos sem atividades.

O Museu nasceu, oficialmente, em novembro de 2006 e fechou em 2008 para reforma. Em 2010 o espaço foi reaberto, mas encerrou novamente as atividades em janeiro de 2016, sem abrir desde então.

- Publicidade -

De acordo com João Amaro, durante esse tempo a Asas de um Sonho buscou meios para reabrir o espaço, mas não conseguiu um local que comportasse todo o acervo.

“Nosso acervo padece de maiores cuidados porque, mesmo preservado, sofre a ação do tempo. Nós procuramos várias cidades para que pudessem receber o museu, mas é muito difícil a construção de um prédio do tamanho que é o museu e não conseguimos”, disse.

Veja também

Após 7 anos sem atividades, Museu da TAM será reaberto em São Carlos

Sesc São Carlos traz show do cantor e compositor Chico César

O espaço, que é considerado o maior da América Latina no segmento de aviação, tem mais de 100 modelos de aeronaves com diferentes tecnologias e finalidades da história da aviação.

- Publicidade -

“Vamos manter o museu aberto aqui em São Carlos aos sábados e domingos, com portões abertos ao público e de graça. O acervo está todo lá, preservado, e temos ainda uns 30 aviões para serem restaurados na oficina que nós mantínhamos”, disse João Amaro.

Novo acervo particular
Além das aeronaves, o museu também terá uma novidade: o acervo particular de tratores do empresário, que trabalhou por muito tempo no ramo agrícola e agora vai unir seus dois amores.

Serão expostos tratores antigos como os números 1, 2 e 4 da Companhia Brasileira de Tratores (CBT), uma das maiores fabricantes de tratores da América Latina e que funcionava na cidade. Hoje, no local da CBT, funciona a Latam MRO e o Museu, junto ao aeroporto da cidade.

“Foi assim que minha vida se iniciou, eu era piloto, e chegamos até a tampo de eu construir um museu, e penso que a coleção de tratores, uma das maiores do Brasil, é muito significativa também porque as pessoas vão num museu para ver a evolução da tecnologia aeronáutica, vai ver também da tecnologia agrícola agora”, celebrou.

Após 7 anos sem atividades, Museu da TAM será reaberto em São Carlos. (Foto: g1 São Carlos)
Após 7 anos sem atividades, Museu da TAM será reaberto em São Carlos. (Foto: g1 São Carlos)

Felicidade pelo retorno
O assunto do retorno do Museu após tanto tempo tem sido um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. A novidade animou grupos no Facebook que relembravam como era o espaço. Agora, muitos internautas voltaram a celebrar.

Segundo a secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Dani Favoretto Valenti, o funcionamento será de responsabilidade da prefeitura e a associação entrará com o acervo e a história de João Amaro.

“A primeira importância da reabertura desse museu é o sentimento histórico, a conquista de trazer um museu que é tão importante no mundo, não só no Brasil, e ele está aqui na nossa cidade”, disse a secretária. 

Leia mais

Uso de máscaras em aeroportos e aviões é derrubado pela Anvisa
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -