- Publicidade -
lazereculturaApós 7 anos sem atividades, Museu da TAM será reaberto em São Carlos

Após 7 anos sem atividades, Museu da TAM será reaberto em São Carlos

O chamado “Museu Asas de um Sonho”, que conta com mais de 100 modelos de aeronaves, estava fechado desde janeiro de 2016

- Publicidade -
Após 7 anos sem atividades, Museu da TAM será reaberto em São Carlos. (Foto: g1 São Carlos)
Após 7 anos sem atividades, Museu da TAM será reaberto em São Carlos. (Foto: g1 São Carlos)

A Prefeitura de São Carlos comunicou, nesta quarta-feira (1º), que o “Museu Asas de um Sonho”, mais conhecido como Museu da TAM, será reaberto ao público, após sete anos sem atividades.

A reabertura, que está prevista para ocorrer em maio, foi assinada pelo prefeito Airton Garcia (União Brasil) durante uma reunião com o presidente da Associação Asas de um Sonho, João Amaro, no Paço Municipal.

- Publicidade -

A tramitação da reabertura teve início em 2022, quando o então diretor de Turismo, Luís Antônio Garmendia, entrou em contato com o presidente da associação e soube da intenção de retomada das atividades.

VEJA TAMBÉM
Sesc São Carlos traz show do cantor e compositor Chico César

Com entrada 100% gratuita, o museu prevê reabrir ao público somente aos finais de semana. Inicialmente, as visitas deverão ser agendadas para controlar a quantidade de turistas no local, já que o espaço ficou fechado por muitos anos.

Segundo a administração municipal, a reabertura será muito positiva para a cidade e a região a partir da geração de empregos diretos, como colaboradores para a limpeza do museu, controladoria de acesso e auxiliares de manutenção das peças expostas, além da geração de empregos indiretos no setor de turismo.
 

“A cidade ganha, a região ganha, o Brasil inteiro ganha. No Museu há vários aviões históricos, usados por nossa Força Aérea na Segunda Guerra Mundial e aviões que representam a indústria brasileira. A reabertura vai movimentar o turismo em São Carlos”, explicou o prefeito de São Carlos. 

Museu da TAM reúne mais de 100 aeronaves em São Carlos. (Foto: g1 São Carlos)
Museu da TAM reúne mais de 100 aeronaves em São Carlos. (Foto: g1 São Carlos)

Além de movimentar a economia da cidade, o museu terá um importante papel pedagógico, já que a Prefeitura planeja realizar excursões de escolas da cidade até o local para que crianças e jovens possam conferir de perto as aeronaves e aprender sobre a história da aviação brasileira.
 

- Publicidade -

“A parceria com a Prefeitura está trazendo responsabilidade para o município de gestão desse acervo juntamente com a Associação Asas de um Sonho. A nossa ideia, inicialmente, é abrir para visitação pública aos finais de semana com agendamento, com entrada gratuita. Também queremos estabelecer um calendário para a visitação de alunos das escolas públicas e particulares”, afirmou a secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Danieli Favoretto Valenti.

O museu

O chamado Museu da TAM nasceu, oficialmente, em novembro de 2006 e fechou em 2008 para reforma. Em 2010 o espaço foi reaberto e encerrou novamente as atividades em 29 de janeiro de 2016.

O museu, que é considerado o maior da América Latina no segmento de aviação, reúne um rico acervo de aeronaves com diferentes tecnologias e finalidades da história da aviação.

Ao todo, o museu possui mais de 100 modelos de aeronaves, entre eles estão o Supermarine Spitfire, Vought F4U Corsair, Republic P-47 Thunderbolt, Messerschmitt Bf 109, MiG -21, Dassault Mirage III, Lockheed Constellation e Fokker 100.

LEIA MAIS
Titãs anunciam nova turnê com lançamento de livro

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -