Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Lazer e Cultura

Biblioteca Comunitária da UFSCar apresenta exposição de telas em aquarela

Quadros retratam locais do campus da Universidade em São Carlos. Visitação é gratuita e aberta ao público

| ACidadeON/São Carlos


Biblioteca Comunitária da UFSCar apresenta exposição de telas em aquarela. Foto: Divulgação
A Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresenta, neste mês de dezembro, a exposição intitulada "De rerum natura", de autoria de Dayton Roger, egresso do curso de Matemática da Universidade nos anos 1980.

A mostra é uma homenagem póstuma a José Sidney Leandro, que foi docente do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Instituição, além de criador do projeto "Sessão Maldita" e de grupos de teatro e de estudos cinematográficos na UFSCar, com quem Roger teve suas primeiras aulas de aquarela.

"Frequentei o ambiente cultural e científico que permeia o Campus São Carlos da Universidade e tive aulas de História de Arte e Cinema, com o professor Leandro. Foi sob a sua orientação e incentivo que produzi meus primeiros traços e decidi, de forma natural, pela aquarela como principal meio de expressão artística", relata o artista.

Nas obras expostas, Roger retrata locais do próprio Campus, como a escadaria do Restaurante Universitário (RU) e a ponte do lago, além de paisagens diversas.

"As telas dessa mostra foram feitas ao longo da minha vida como aquarelista e sintetizam diversas experiências pessoais, misturando leituras, artes, matemática, estudos, ateliês e bibliotecas", ressalta ele.  

Biblioteca Comunitária da UFSCar apresenta exposição de telas em aquarela. Foto: Divulgação

Segundo Ligia Maria Silva e Souza, do Departamento de Ação Cultural (DeAC) da BCo, a mostra representa um resgate das atividades culturais da UFSCar.

"O professor Leandro teve uma atuação dinâmica e muito importante entre as décadas de 1970 e 1990 na Universidade e essa exposição resgata a sua memória, dando a oportunidade para as novas gerações conhecerem a sua relevância para a Instituição", afirma Souza.

A exposição "De rerum natura" está disponível para visitação gratuita até o dia 1º de fevereiro de 2020, no saguão principal da BCo.

O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON