Aguarde...

Lazer e Cultura

Pianista de São Carlos lança vídeos com composições inéditas

Projeto do instrumentista Murilo Barbosa foi realizado com recursos da lei Aldir Blanc e traz músicas instrumentais em formato de trio e uma canção com participação especial da cantora Regina Dias

| ACidadeON/São Carlos

O compositor e instrumentista em gravação do novo trabalho. Foto: Thiago Carreri/Psiu Studio
O pianista Murilo Barbosa, morador de São Carlos (SP) desde 2009, lança na internet nessa quarta-feira (28) três composições autorais gravadas com seu trio, formado por Fabiano Nunes (contrabaixo) e Nicholas Martins (bateria). Os vídeos vão estrear a partir das 20 horas no canal do YouTube do músico

Conhecido por fazer arranjos e dirigir shows de vários artistas de São Carlos e região, Murilo agora mostra seu lado compositor com esse novo trabalho, tocando as próprias músicas e liderando um trio clássico de jazz, no formato piano-baixo-bateria. 

"São composições que já estão prontas há algum tempo, mas que sempre ficaram em segundo plano em relação aos trabalhos musicais cotidianos", explica o pianista. 

As três músicas são composições próprias, "tiradas da gaveta" durante o período da pandemia, e mostram parte das influências musicais que ajudaram a formar sua personalidade musical: a música brasileira, a música latina e o jazz. 

Conheça mais sobre o lançamento
"Maracatu de Esperanza" é uma melodia que veio a partir de um sonho que o pianista teve, no qual a baixista norte-americana Esperanza Spalding "cantarolava" o tema. "Era a continuação de uma frase de valsa, que escrevi uns 15 anos atrás, que nesse sonho veio completada pela voz da cantora, a quem dediquei a música", conta o músico. 

"Coreas Blues" é uma das primeiras composições de Murilo, feita há mais de 20 anos, um blues em tom menor que recebeu algumas modificações para celebrar o estilo afrolatino do pianista norte-americano Chick Corea, morto em janeiro desse ano e um dos heróis musicais de Murilo. 

Completando a tríade de homenagens a grandes músicos que o influenciaram, Murilo destaca a canção "Coisas de Donato", um samba jazz dolente que relembra o estilo único do pianista e compositor acreano João Donato. A canção recebeu letra, também composta por Murilo. 

"Amo o estilo elegante e suingado de Donato, seu piano bem equilibrado entre o gingado afrocubano e as harmonias sofisticadas da bossa nova. Nessa composição, tentei descrever como a música dele faz essa ponte tão única, uma coisa que balança, samba que nem lá nem cá, como diz a letra", revela o pianista, que convidou Regina Dias especialmente para essa interpretar a canção. "Eu e a Regininha já fizemos vários trabalhos juntos, somos admiradores da boa música brasileira, especialmente de João Donato, então tinha que ser ela a gravar", explica.   

Veja mais: 

    - Circuito Arena em Casa comemora o Dia Internacional da Dança 

    -  Espetáculo que mistura tecnologia e mitologia tem exibições gratuitas em abril

O compositor e instrumentista em gravação do novo trabalho. Foto: Thiago Carreri/Psiu Studio

O trabalho foi gravado, mixado e editado pelos irmãos Thiago Carreri e Marcos Carreri, em dois dias no mês de março deste ano 19 de março, um ensaio; no dia seguinte, a gravação no Psiu Studio. Foram seguidos todos os protocolos sanitários, uso de máscara e distanciamento. 

O trabalho foi pago com recursos da chamada pública 07/2020 da lei Aldir Blanc em São Carlos, que contemplou mais de 80 propostas artísticas. A lei também ajudou 45 espaços culturais e deu prêmios para mais de 170 artistas, trazendo mais de 1,5 milhão de reais em recursos para a cultura da cidade em 2020.

"Sem esse dinheiro não teria condições de gravar um novo trabalho em plena pandemia, que já está deixando toda a classe artística sem trabalho há mais de um ano", conta.

Serviço  
Estreia de 3 vídeos do pianista Murilo Barbosa
Data: 28/4, 20h
Site: youtube.com/murilobarbosa




Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON