Aguarde...

Lazer e Cultura

UFSCar lança edição de revista sobre roteiros audiovisuais

Edição tem acesso gratuito pela internet e traz discussões e análises sobre produções conhecidas como La Casa de Papel, Mulher Maravilha e Capitã Marvel

| ACidadeON/São Carlos


Revista Geminis da UFSCar. Foto: Reprodução

O Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou mais uma edição da Revista GEMInIS, desta vez, na forma de um dossiê especial sobre desafios, tendências e pesquisas de roteiros audiovisuais.

Os textos trazem discussões que perpassam temas como o papel do roteirista, a prática do roteiro, narrativas infantis, dramaturgia e o impacto das plataformas de streaming no comportamento do consumidor, além de abordarem produções conhecidas como "La Casa de Papel", "O Retorno de Jedi", "Mulher Maravilha" e "Capitã Marvel".

Segundo a publicação, a narrativa seriada, embora exista desde o início da história do cinema e da televisão, deixou de ser um produto de entretenimento de menor valor, no século XXI, e passou a ter grande prestígio, revendo temáticas, personagens e estratégias estruturais inusitadas. Esse fenômeno cultural refletiu no conjunto dos artigos do dossiê.

"Nesse primeiro volume são apresentados dez artigos que demonstram o grau de importância do roteiro audiovisual no ecossistema em que se insere a narrativa audiovisual atual e as demandas sobre a produção de conhecimento a seu respeito. Além dos trabalhos do dossiê, a nova edição também apresenta seis artigos que discutem diferentes temas da comunicação e do audiovisual", relatam os organizadores.

Este primeiro volume foi organizado pelos coeditores temáticos Gláucia Davino, do Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp - campus de São Paulo), João Massarolo, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, e Rosanne Welch, do Stephens College MFA in TV and Screenwriting.

Devido ao número significativo de artigos sobre a produção seriada e a relevância das pesquisas sobre roteiro, o tema será tratado em dois volumes, sendo o segundo publicado no próximo número da Revista GEMInIS.

A revista pode ser conferida na íntegra neste link.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON