Publicidade

lazerecultura

Livros da EdUFSCar estão entre os finalistas do Prêmio ABEU

Obras estão concorrendo nas categorias Ciências Naturais e Matemática e Ciências Sociais Aplicadas

| ACidadeON/São Carlos -

EdUFSCar lança livro sobre a etnografia do refúgio no Brasil. Foto: Reprodução

Dois livros publicados pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) estão entre os finalistas do Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).

Na categoria Ciências Naturais e Matemática, concorre o livro "Biomassa: estrutura, propriedades e aplicações", organizado por Arlene Gonçalves Corrêa e Jean Marcel Ribeiro Gallo, docentes do Departamento de Química (DQ) da UFSCar. 

A obra, que foi lançada em 2020, aborda os diversos aspectos da biomassa, desde a sua estrutura até sua valorização e utilização em biorrefinarias. Devido ao seu papel fundamental, os processos catalíticos para a produção de commodities e outros produtos de maior valor agregado a partir da biomassa são discutidos em detalhes, com exemplos recentes da literatura.

Na categoria Ciências Sociais Aplicadas, está entre os finalistas "O trabalho em crise: flexibilidade e precariedades", organizado pelos docentes Marcia de Paula Leite, da Faculdade de Educação e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Magda Barros Biavaschi, também do IFCH e do Instituto de Economia da Unicamp; Carlos Salas, do Departamento de Economia da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM), México; e Jacob Carlos Lima, do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar. 

Lançada em 2020, a coletânea foi organizada a partir de um seminário internacional, realizado no final de 2017, na Unicamp. A publicação discute temas relacionados às reformas trabalhistas em curso na América Latina, às tendências do sindicalismo, às novas experiências do trabalho, em termos de gestão e precarização do trabalho, e às perspectivas para o futuro do trabalho na América Latina e nos países ocidentais de maneira geral.

O anúncio dos vencedores será no dia 23 de novembro, às 19 horas, pelo canal do YouTube da ABEU. Mais informações sobre a premiação estão disponíveis no site do Prêmio da ABEU. 

Mais notícias


Publicidade