Publicidade

lazerecultura

Centro de Referência do Idoso retoma atividades presenciais em São Carlos

Após um ano e quatro meses de atividades remotas, equipes vão retornar com atividades para cerca de 250 idosos; veja como participar

| ACidadeON/São Carlos -

Prefeito Airton Garcia participa de reabertura do Centro de Referência do Idoso. Foto: Divulgação/PMSC
A Secretaria de Cidadania e Assistência Social de São Carlos (SP) retomou as atividades presenciais no Centro de Referência do Idoso (CRI) Vera Lucia Pilla com a mostra de trabalhos do serviço de convivência com idosos realizados no período de atividades remotas por conta da Covid-19. 

O CRI é um espaço que oferece atendimento especializado e gratuito para as pessoas da terceira idade. Diariamente, antes da pandemia, eram oferecidas presencialmente atividades físicas, artesanato, lazer, saúde e cultura com objetivo de promover o envelhecimento saudável. Devido a pandemia, as atividades passaram a ser realizadas de forma remota desde 2020. 

"Desde o início da pandemia, por uma necessidade de estar atenta as reações dos idosos, entramos em contato com os alunos, por meio de telefone fixo, celular e grupos de WhatsApp. A partir de junho de 2020 iniciamos o projeto de aulas online. Foi um desafio muito grande para mim e muitos idosos. Percebemos que temos que lutar pela acessibilidade digital que precisa ser ampliada urgentemente para que todos tenham acesso", explicou Nilva Rodrigues, professora e orientadora técnica do CRI. 

Após um ano e quatro meses, as equipes decidiram retomar os trabalhos presencialmente. "Durante esse período, várias atividades foram desenvolvidas de forma remota com aulas de dança, sapateado, exercícios físicos e clube da leitura, além de diferentes tipos de trabalhos manuais como bordado e crochê. Estes trabalhos realizados foram realmente a cura para muitos males, do corpo e da alma", disse Nilva.  

Centro de Referência do Idoso retoma atividades presenciais em São Carlos. Foto: Divulgação/PMSC

Retomada 
De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social um novo cronograma foi feito para a retomada das atividades com cerca de 250 idosos mantendo os protocolos sanitários. 

"Vamos retomar as atividades cognitivas de estímulo a memória, físicas, de leitura, artes, cultura e de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Quem quiser participar basta procurar o CRI", garante Glaziela Solfa Marques. 

Quem quiser conhecer o trabalho do CRI, localizado na rua Joaquim Inácio de Morais, nº 370, na Vila Irene, pode entrar em contato pelo telefone (16) 3368-2970. 

O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Todos os atendimentos do Centro de Convivência são gratuitos. Para participar basta somente o usuário ter 60 anos ou mais.

Mais notícias


Publicidade