Publicidade

lazerecultura

Conheça o Social Media Cast, podcast de marketing digital mais antigo do Brasil

Programa é apresentado por Samuel Gatti Robles e Temo Mori, moradores de São Carlos (SP); nesta quinta-feira (21) é comemorado o Dia do Podcast

| ACidadeON/São Carlos -

Samuel e Temo são apresentadores do programa Social Media Cast. Foto: Reprodução

São Carlos (SP), a capital da tecnologia, conta com um dos podcasts de marketing digital mais antigos do Brasil: o Social Media Cast, que existe há nove anos e está em seu 281º episódio. Nesta quinta-feira (21) é celebrado o Dia do Podcast.

De acordo com Samuel Gatti Robles, professor de marketing digital e criatividade na Universidade de Araraquara (Uniara), a ideia do podcast veio em meados de 2011, quando dava aulas de marketing digital e conheceu Temo Mori, até então seu aluno.

"Ele não se contentava em aproveitar apenas a aula, mas a gente ia para o intervalo e ele ficava conversando comigo, as vezes perdia meu tempo de descanso conversando sobre o digital com ele, e aí tive a ideia de criar um podcast sobre marketing digital para poder extrapolar a sala de aula, para poder compartilhar o conteúdo que a gente tinha, esse papo legal que a gente tinha no intervalo para poder compartilhar com outras pessoas", comentou.

Na formação inicial, o Social Media Cast contava com o professor, o aluno e dois jornalistas. Anos se passaram e cada um foi para um canto, mas a dupla de comentaristas de marketing continuou com o projeto, que completou nove anos em maio deste ano.

"Eu diria que o podcast não apenas leva informação para as pessoas a respeito do nosso assunto, que é o digital, mas também como uma forma de a gente se disciplinar e estudar para poder apresentar um conteúdo. O legal dele é que, por exemplo, algumas atividades você precisa de concentração total para poder absorver o conteúdo, e o podcast não necessariamente. Você pode estar caminhando, lavando louça, pedalando", comentou o professor. 

Dupla fundou o Social Media Cast em 2011. Foto: Arquivo pessoal
 

Como funciona
No início, a dupla são-carlense utilizava o Skype para gravar o programa de forma virtual. Com o tempo e a evolução do podcast, a equipe investiu em equipamentos e no método de gravação. Hoje, o programa utilizado é o StreamYard.  

"A gente tem basicamente dois modelos de programa, um deles é comentando as notícias e novidades do digital, e outro trazendo convidados que tragam informações novas sobre o digital para os nossos ouvintes", explicou Robles.

O professor reforça que o principal objetivo dos podcasts é informar e aprender. "Fazer um podcast não é simplesmente ligar o microfone e começar a falar, você precisa se preparar, estudar o assunto. Para nós, o pagamento que a gente tem é a necessidade que a gente tem de parar para estudar, e com isso a gente aprende", disse.

O podcast é transmitido ao vivo toda terça-feira, às 8h, pelo site Social Media Cast. Os episódios gravados também ficam disponíveis nas redes sociais. Hoje, o programa está em sua 281ª edição.  

Veja mais: ON Explica: entenda sobre a tendência e 'regras' dos Podcasts

Tendência do podcast
Robles salienta que trabalha com podcast há quase uma década e sempre ouviu falar que "o ano que a gente estava era o ano do podcast", mas o formato se consolidou, de fato, em 2018.  

"Hoje, o podcast é uma realidade, as pessoas sabem o que é podcast, tanto que no passado você precisava "catequizar" as pessoas, explicar o que é um podcast, como é que funciona, e eu costumava dizer que é um programa de rádio que não está na rádio, mas é ouvido sob demanda", explicou.

Neste último ano, houve uma explosão e a produção desse tipo de conteúdo se transformou totalmente com programas como Podpah, Inteligência Limitada e Flow Podcast.

"Acredito que o podcast veio para ficar e passa a ser agora, talvez a principal forma de as pessoas obterem informação. É como se tivesse uma revista disponível para você, para ouvir a respeito de algum tema e poder explorar de forma bem aprofundada. Eu considero que o podcast não só é o presente, mas também o futuro", finalizou.

Mais notícias


Publicidade