Publicidade

lazerecultura

14º Cine Tuca exibe Fênix: o voo de Davi em sessão online

Documentário da GloboNews conta a história do bombeiro e luthier Davi Lopes, que com madeiras do incêndio do Museu Nacional produziu instrumentos musicais

| ACidadeON/São Carlos -

14º Cine Tuca exibe
14º Cine Tuca exibe "Fênix: o voo de Davi" em sessão online. Foto: Divulgação

O Instituto Mário de Andrade (IMA) e o Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos exibem, em sessão online no 14º Cine Tuca de maio, o documentário "Fênix: o voo de Davi", com direção de Vinícius Dônola, nesta terça-feira (17), a partir das 19h30.

Antes da exibição, haverá uma roda de conversas, em transmissão ao vivo, com o músico Paulinho Moska, um dos artistas que participam do documentário.

Os interessados em participar da roda de conversa e em assistir o filme devem enviar e-mail para contribuintedacultura@institutomariodeandrade.org.br, com o assunto "14º Cine Tuca", contendo nome completo, e-mail e celular para receber a senha/link da sala virtual.

¨Fênix: o voo de Davi", documentário co-produzido em 2021 pelo Globoplay e GloboNews, apresenta o trabalho do bombeiro e luthier Davi Lopes, que atuou no combate às chamas no incêndio do Museu Nacional/UFRJ, em setembro de 2018, e a partir das madeiras resgatadas produziu instrumentos musicais como violão, bandolim, violino e cavaquinho. Artistas como Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Paulinho Moska, Hamilton de Holanda, Nilze Carvalho e Felipe Prazeres participam do documentário, tocando nos instrumentos feitos por Davi. São peças preciosas, tanto por sua história e significado quanto pela qualidade técnica e artística de fina luthieria desses instrumentos. Verdadeiras obras de arte.

O incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, marcou tristemente nossa história e foi responsável pela destruição de um acervo de mais de 20 milhões de itens, entre fósseis, livros raros e peças indígenas.

Cine Tuca
Um dos eventos especiais da programação do Projeto Contribuinte da Cultura, o Cine Tuca nasceu em 2017 a partir da proposta da professora do Instituto de Física da USP, Tereza Mendes, a Tuca, que abriu sua casa em São Carlos para a exibição de filmes selecionados pelo Projeto Contribuinte da Cultura. A ideia é promover o encontro entre pessoas que gostam de cinema para exibição de filmes e para conversas descontraídas.

Já foram exibidos pelo Cine Tuca, desde 2017: "Tempos de Paz", "Um conto Chinês", "O Deus da Carnificina", "Bagdad Café", "Departures The gift last memories [A Partida (Okuribito)]", "Les Emotifs Anonymes", "É Proibido Fumar" e "Corra Lola, Corra", entre outros. Em sua versão on-line, o Cine Tuca já exibiu "Macunaíma", "Brasileirinho" e "Nise - O Coração da Loucura".

SERVIÇO
Sessão on-line do 14º Cine Tuca / Projeto Contribuinte da Cultura - Exibição do documentário "Fênix: o voo de Davi" (2021)

Dia 17 de maio (terça-feira), às 19h30
DURAÇÃO: 74 min DIRETORES: João Rocha e Roberta Salomone ROTEIRO: Flávio Lordêllo, João Rocha, Roberta Salomone e Vinícius Dônola
ELENCO: Davi Lopes, Felipe Prazeres, Gilberto Gil, Hamilton de Holanda, Nilze Carvalho,Paulinho Moska e Paulinho da Viola.

INSCRIÇÕES:
Para participar da roda de conversa e para assistir o filme, enviar e-mail para contribuintedacultura@institutomariodeandrade.org.br com o assunto "14º Cine Tuca", contendo nome completo, e-mail e celular para receber a senha/link da sala virtual.

Publicidade