Publicidade

lazerecultura

Educação promove festival para celebrar Semana da Biblioteca

Evento está sendo feito de forma híbrida até 28 de maio, com palestras e plateia presencial

| ACidadeON/São Carlos -

Biblioteca Municipal Euclides da Cunha. Foto: Reprodução/Redes sociais

A Secretaria de Educação (SME) de São Carlos promove, até 28 de maio, o SIBISC, festival para comemorar a Semana da Biblioteca, a Semana do Bibliotecário e a Semana da Biblioteconomia. A participação é gratuita para toda a comunidade são-carlense.

O evento está sendo organizado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos, que é um departamento ligado à Secretaria Municipal de Educação (SME), de forma híbrida, ou seja, online e presencial.

O encerramento acontecerá no Onovolab/São Carlos no dia 28 de maio com palestras ministradas por convidados e com plateia presencial durante todo o dia. A programação pode ser consultada na internet, no endereço: https://festivalsibisc.isci.com.br/.

O festival tem a finalidade de divulgar aos são-carlenses o valor das bibliotecas, arquivos, museus, unidades de informação, pessoas, grupos e demais iniciativas de informação, aprendizado e conhecimento.

Aos amantes de leitura
Atualmente, o SIBISC possui três bibliotecas públicas municipais: a Biblioteca "Euclides da Cunha" na Vila Prado; na região central da cidade que está a Biblioteca "Amadeu Amaral" e a Biblioteca Distrital de Água Vermelha. Além delas, há oito bibliotecas públicas ao lado das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) para atendimento às comunidades escolares nas mais diversas regiões de São Carlos.

Também fazem parte do SIBISC a Biblioteca Especializada Espaço Braille, que fica na praça na região central onde está a Biblioteca "Amadeu Amaral", e também a sala de leitura do CEU das Artes, no São Carlos VIII.

Segundo a bibliotecária Maíra Bassoli, as bibliotecas sempre tiveram um papel importante na sociedade, que vai muito além do empréstimo de livros e organização do acervo disponível. "Desenvolvemos as mais variadas atividades dentro das bibliotecas em parceria com pessoas e entidades da cidade, somos responsáveis pela oferta de serviços e temos o livro como objeto essencial para a aprendizagem, e o festival ajuda a aproximar a comunidade das nossas bibliotecas", diz Maíra.

O SIBISC Festival vem, dentro de um contexto educacional, sociocultural e dentro de seu papel fomentador da leitura e diante do favorecimento à cidadania, destacar ainda mais o papel do conhecimento para São Carlos.

Com dezenas de bibliotecas, arquivos e museus públicos e privados, a cidade de São Carlos possui um dos mais altos índices de unidades de informação em relação à sua população. O município tem ainda a tradição na formação dos profissionais da área.

Publicidade