Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Vida e Estilo

Projeto da UFSCar realiza encontros que abordam os cuidados paliativos

Próxima atividade será no dia 10 de abril, para apresentação das ações e integração de novos participantes

| ACidadeON/São Carlos

Projeto da UFSCar realiza encontros que abordam os cuidados paliativos
 
No dia 10 de abril, será realizado um novo encontro do projeto de extensão "Coletivo de Cuidados Paliativos" da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A iniciativa é delineada na perspectiva multiprofissional e consiste em um espaço voltado a estudantes, docentes e profissionais da rede municipal de São Carlos que tenham interesse na fundamentação e em discussões teórico-práticas acerca da abordagem paliativa.  

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos (CPs) consistem na assistência promovida por uma equipe multiprofissional que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.  

O coletivo da UFSCar é coordenado por Tatiana Bombarda, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade, e promove ações como discussões de casos clínicos, rodas de conversa, palestras, dentre outras atividades, com conteúdos que envolvem subsídios para entendimentos dos princípios dos CPs, sobre medidas farmacológicas e não farmacológicas no controle da dor e de outros sintomas, compreensão dos aspectos socioculturais que envolvem a morte, assistência à família, ao luto, dentre outros temas.  

Os encontros do Coletivo são quinzenais, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 20 horas. No dia 10 de abril, a atividade será realizada no Laboratório de Atividades e Desenvolvimento (LAD), localizado no piso superior do DTO, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Na ocasião, haverá apresentação do projeto, esclarecimento de dúvidas e registro das manifestações de interesse de novos participantes. A atividade é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações sobre o Coletivo podem ser acessadas no Facebook (www.facebook.com/coletivocpsaocarlos/).

Mais do ACidade ON