Aguarde...

ACidadeON

Voltar

divirta-se

Temporada 2019 de Concertos Petrobras-EPTV tem início com apresentações em São Carlos e região

No palco estará o trio Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring, com um convidado dos mais especiais, o violinista francês Régis Pasquier

| ACidadeON/São Carlos

Temporada 2019 de Concertos Petrobras-EPTV tem início com apresentações em São Carlos e região
Os Concertos Petrobras-EPTV estão de volta, dando continuidade a sua proposta permanente de levar música da melhor qualidade ao interior do Estado de São Paulo. A Temporada 2019 começa com três concertos, a serem realizados nas cidades de São Carlos, Araraquara e Santos, respectivamente nos dias 21, 22 e 23 de Junho. As apresentação têm patrocínio do Ministério da Cidadania e da Petrobras.  

No palco estarão o violinista francês Régis Pasquier e o trio Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring. O quarteto vai executar duas obras fundamentais do repertório de câmara: o "Quarteto Rosamunde" de Schubert e o "Quarteto de cordas em fá maior Op. 35" de Ravel Franz Schubert (1797-1828) compôs seu "Quarteto em lá menor Nº 13" em 1824. Entre os quinze quartetos de cordas que escreveu, este foi o único a ser apresentado publicamente antes de sua morte. É uma obra-prima, marcada por um clima de tragédia, depressão e desespero, reflexo da vida sombria de Schubert na época da composição. O apelido "Rosamunde" vem do segundo movimento, no qual o compositor usa um tema que escreveu um ano antes quando compôs música incidental para uma peça com o título "Rosamunde, Princesa de Chipre".  

Maurice Ravel (1875-1937) tinha 28 anos quando escreveu seu primeiro e único quarteto de cordas que dedicou a Gabriel Fauré, de quem era aluno de composição no Conservatório de Paris. Embora na época o quarteto tenha sido objeto de severas críticas, é hoje reconhecido como obra-prima do período impressionista. A obra, estruturada em quatro movimentos, incorpora os diversos estilos do vocabulário musical do compositor e revela maestria no tratamento rítmico e harmônico. Destaque-se a sólida unidade temática, com os dois temas principais do primeiro movimento retornando sob formas diferentes nos três outros.  

Serviço 
SÃO CARLOS
21 de Junho, sexta-feira, 20h
Teatro Municipal de São Carlos
R. 7 de Setembro 1735, Centro, (16) 3371-4339
Capacidade: 400 lugares

ARARAQUARA

22 de Junho, sábado, 20h
Centro Internacional de Convenção de Araraquara "Doutor Nelson Barbieri"
Rua Ivo Antonio Magnani 430, Fonte Luminosa, (16) 3331-3324
Capacidade: 1033 lugares

SANTOS
23 de Junho, domingo, 19h
Teatro Coliseu
Rua Amador Bueno 237, Centro, (13) 3226-1000
Capacidade: 1000 lugares

PROGRAMA
Franz Schubert (1797-1828)
Quarteto de cordas nº 13 em lá menor, D.804, "Rosamunde"
Allegro ma non troppo
Andante
Menuetto: Allegretto - Trio
Allegro moderato
Maurice Ravel (1875-1937)
Quarteto de cordas em fá maior Op. 35
Allegro moderato. Très doux
Assez vif. Très rythmé
Très lent
Vif et agité

Régis Pasquier violino
Pablo de León violino
Horácio Schaefer viola
Roberto Ring violoncelo
Entrada franca

Classificação: Livre
Realização: EPTV
Patrocínio: Petrobras


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON