Publicidade

lazerecultura

Estudante da UFSCar lança exposição sobre mulheres que inspiram

Mostra virtual pode ser vista até o dia 30 de abril e traz informações sobre as personalidades escolhidas pelo projeto Cira Arte

| ACidadeON/São Carlos -

Mostra é composta por pratos pintados à mão. Foto: Reprodução

Até o dia 30 de abril, está em cartaz a exposição virtual "Ciras - Mulheres Latino-Americanas que Inspiram", que reúne pratos decorativos pintados à mão pela estudante da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Alessandra Moreira.

Nas obras estão representadas 20 mulheres latino-americanas que inspiram a trajetória pessoal, profissional e acadêmica da artista. A estudando também é artista visual e idealizadora do projeto Cira Arte, que desenvolve trabalhos de pintura e ilustração com temáticas relacionadas à cultura e à religiosidade afro-brasileira, popular e latino-americana.

Na mostra "Ciras - Mulheres Latino-Americanas que Inspiram", os pratos foram escolhidos como suporte para as representações com o objetivo de provocar um debate sobre o lugar das mulheres na sociedade: da cozinha para o mundo. 

Veja mais notícias de lazer e cultura em São Carlos e região

Um objeto do cotidiano se torna uma peça de arte, simbolizando toda vez que uma mulher rompe com seu lugar pré-determinado socialmente e ocupa outros espaços do conhecimento, da arte, da ciência, do trabalho etc.

"Esse objeto do cotidiano [o prato] pode ser percebido de diversas formas, refletido e reelaborado tanto no campo simbólico quanto de sua função. Nesse sentido, buscamos questionar o lugar do prato e a possibilidade de transformá-lo em peça de arte, e ainda, objetivamos fazer uma discussão sobre o lugar da mulher na sociedade", afirma a autora na apresentação da mostra.

Utilizando a técnica da "cerâmica fria", com tintas acrílicas e PVA (látex), Moreira trabalha cores vibrantes e traços orgânicos, para retratar "mulheres que de alguma forma ultrapassaram barreiras impostas pela sociedade, ocupando outros lugares em seus respectivos momentos históricos".

A exposição é resultado de projeto executado a partir da ação emergencial - Lei n° 14.017/2020 - Aldir Blanc, e está disponível para apreciação do público no site do Projeto Ciras, com fotos, textos e vídeos.

Além das pinturas, as pessoas poderão saber mais sobre as personalidades escolhidas e as motivações da artista. Mais informações pelo e-mail ciraarteafro@gmail.com.

Mais notícias


Publicidade