Publicidade

lazerecultura

Sonora Festival São Carlos terá 'edição de bolso' e workshops

Iniciativa divulga programação com ciclo de workshops exclusivo para mulheres e pocket shows com artistas da cidade ; veja como participar

| ACidadeON/São Carlos -

Sonora Festival São Carlos em edição anterior à pandemia. Foto: Divulgação
O Sonora Festival de Compositoras de São Carlos (SP) ganha agora uma nova edição pocket: o Sonora de Bolso. O evento virtual e gratuito ocorre entre os dias 11 e 16 de maio, com uma programação que oferece atividades para artistas e trabalhadoras da música do interior. 

Com o tema "A música para além do som", o ciclo de workshops foi pensado de forma a contemplar diversos assuntos e áreas que cercam a realização de um projeto musical. Os encontros terão a duração de 2h e acontecerão pela plataforma Zoom, com vagas exclusivas para mulheres e preferenciais para as moradoras do interior de São Paulo. 

As inscrições já estão abertas para participar das oficinas Gestão de Carreira; Papel dos Selos Independentes; Produção Executiva; Comunicação para Projetos Musicais; Direção de Arte para Projetos Musicais; Figurino para Projetos Musicais e Performance de Palco. 

Na sexta-feira (14), às 19h, o festival lança pelo canal do YouTube a gravação de dois pocket shows com as artistas são-carlenses Hello Ramos, de 18 anos, cujo sonho é levar para as pessoas suas letras de amor através do R&B, e Nega MC, compositora desde os 9 anos de idade, que traz em suas letras uma forma de protesto contra o racismo, opressão policial e todo tipo de preconceito. 

Formato digital
Pelo segundo ano consecutivo, o Sonora Festival São Carlos realiza programação no formato online por conta das medidas de isolamento físico decorrentes da pandemia do coronavírus. 

Segundo as coordenadoras do Festival, Thalita Facciolo, Gabriela Loreti e Bruna Xiri, a realização de programações virtuais é uma forma de movimentar a economia da arte e cultura e auxiliar suas trabalhadoras, oferecendo à população são carlense a fruição de uma programação cultural de qualidade, pensada majoritariamente por mulheres, no conforto de suas casas. 

No ano passado, a quarta edição do Festival foi realizada no formato online com apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos e, este ano, o Sonora de Bolso acontece pelo incentivo da Lei Aldir Blanc São Carlos. 

Estão previstas atividades do Sonora Festival o ano todo. As apresentações estão sendo transmitidas pelo Sympla, Instagram ou canal do Youtube.

Sonora Festival São Carlos em edição anterior à pandemia. Foto: Divulgação

Chamamento de mulheres compositoras e instrumentistas
Além da programação divulgada para o Sonora de Bolso, o festival está com um chamamento público para bandas, compositoras e instrumentistas do interior do estado de São Paulo, aberto por tempo indeterminado. O chamamento funcionará como um arquivo de compositoras para contratações futuras, e não prevê seleção imediata das inscritas. 

O material deve ser enviado através de um formulário do Google e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail festivalsonorasaocarlos@gmail.com


Publicidade