Publicidade

lazerecultura

Grupo de teatro de São Carlos se apresenta na Mostra de Teatro 2021

Programa de Qualificação em Artes chega a mais uma edição da Mostra com apresentações cênicas e conversas transmitidas nos canais virtuais das Oficinas Culturais

| ACidadeON/São Carlos -

Cia Espelunca de Teatro vai se apresentar na Mostra de Teatro 2021. Foto: Divulgação
A Cia. Espelunca de Teatro, de São Carlos (SP), é um dos 50 grupos que se apresentarão nesta sexta-feira (19), às 20h, na Mostra de Teatro 2021. Com transmissão pela internet, o evento propõe o aprofundamento da produção artística no contexto do distanciamento social.

Com acessibilidade em Libras e audiodescrição, a Mostra será veiculada nos canais virtuais (YouTube e Facebook) das Oficinas Culturais, programa que mantém o PQA por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gestão da Poiesis. (Veja a programação completa clicando aqui)

Conversas sobre as políticas e as poéticas da cena completam a programação com a presença de expoentes das artes cênicas: Naruna Costa, Alice Possani, Vera Holtz, Dani Sampaio, Maria Shu, Michelle Ferreira, Rafael Guerra, Antônio Chapéu, Jandilson Vieira e Leonardo Moreira.

As abordagens dos processos cênicos passam por diversas inspirações, entre elas, a comédia do absurdo, a linguagem circense, memórias do antigo Arco do Presídio Tiradentes, em São Paulo, e as do campo literário com o livro "O Amanhã não está à venda", de Ailton Krenak, e "Livro do Desassossego" de Fernando Pessoa.

Na parte das conversas, serão debatidos assuntos como a linha tênue entre arte e representação, a voz e o protagonismo de indivíduos considerados marginais, além da importância de fóruns e festivais para estimular os artistas cênicos das regiões litorâneas e interioranas.

"Com a pandemia, o teatro digital não era uma escolha, mas uma condição. Os diferentes desafios estiveram presentes durante as formações e incentivos aos grupos e coletivos. Parte do resultado será demonstrada na Mostra de Teatro, com trabalhos criativos e surpreendentes", ressalta Miriam Rinaldi, curadora do Programa de Qualificação em Artes - Teatro.

AS PRESEPADAS DE TILL EULENSPIEGEL - Cia Espelunca de Teatro
Sinopse: Da inocência à beira do desespero, Till é retratado em meio à escassez de recursos e imerso na ignorância. No mesmo ambiente, três cegos esperançosos tentam vencer a miséria em busca de um paraíso chamado Cocanha. O absurdo da existência em tempos difíceis é estranhamente associado ao riso. 

Duração: 15 minutos | Classificação: 14 anos | *AUDIODESCRIÇÃO

Mais notícias


Publicidade