Aguarde...

ACidadeON

Voltar

vidaeestilo

Observatório de Amparo atrai apaixonados pelas galáxias

Se você é apaixonado pelos mistérios do universo, a pequena cidade de Amparo oferece uma experiência inesquecível. Veja como funciona e como visitar.

| ACidade ON

Na pequena e histórica cidade de Amparo, no interior de São Paulo, uma estrutura chama a atenção mais de mil metros de altitude. Telescópios, salas de aula e equipamentos que parecem ter saídos de um filme de ficção científica aguardam os visitantes mais curiosos. O Polo Astronômico de Amparo está instalado em 60 mil metros quadrados na área rural da cidade e é uma super opção de turismo para quem quer uma experiência enriquecedora sem precisar ir muito longe.   

 

Polo Astronômico de Amparo fica a pouco mais de 270km de Ribeirão Preto | Foto: Carlos Mariano / divulgação

Longe das luzes e da poluição da cidade, o Polo foi instalado em local privilegiado e estratégico, oferecendo uma vista incrível de vales e morros da Serra da Mantiqueira, de onde é possível ver com perfeição o céu estrelado. Por meio de uma lei municipal, todo o arredor do complexo foi declarado como "Sítio para Observações Astronômicas", com a intenção de coibir a presença de luz artificial que possa atrapalhar as atividades.  

Amparo se destaca como opção turística para um dia ou um final de semana. Muito conhecida pelos casarões e ruas antigas herança da época em que era um império cafeeiro -, Amparo faz parte também do Circuito das Águas Paulista. A região é composta por nove municípios no total, permeados por lagos e diversas opções de turismo rural, de aventura, artesanato típico e, principalmente, pela água de excelente qualidade.  

COMO VISITAR

Aberto ao público de todas as idades, o Polo Astronômico oferece visitação guiada, observação telescópica com os monitores, além de cursos e workshops sobre assuntos relacionados ao universo.  

O preço do ingresso para a visitação pública é R$30 (adulto) e R$15 (meia para estudantes, idosos, professores da rede pública e portadores de deficiência). Durante a semana são realizadas sessões especiais para grupos escolares e de outros segmentos previamente agendados. O complexo ainda oferece estacionamento gratuito e uma área de alimentação completa.  

TELESCÓPIO ÚNICO  

Um dos grandes atrativos do complexo astronômico de Amparo é o maior telescópio refletor para uso público do Brasil. O instrumento para observação do céu tem um espelho parabólico de 650mm de diâmetro e tem a capacidade de coletar 14 mil vezes mais luz do que o olho humano.   

O observatório possui o maior telescópio refletor para uso público do Brasil | Foto: Ivan Lopes | divulgação

Inaugurado em julho, o telescópio é instrumento disputado. Há apenas outros dois telescópios em operação no País que superam o seu alcance óptico e estão instalados no Observatório Astrofísico Brasileiro, em Brasópolis, Minas Gerais, e no Observatório Nacional, em Itacuruba, no Pernambuco. Estes últimos são exclusivamente voltados para pesquisas, sem que os visitantes possam utilizá-los para a observação do céu.

O diretor do Polo Astronômico, Carlos Eduardo Mariano, explica que o equipamento é o diferencial que consolida a unidade astronômica do interior paulista como uma das melhores infraestruturas do Brasil para a visitação. 

"Isso o qualifica para a observação de milhões de objetos celestes muito pouco brilhantes, como estrelas, nebulosas e galáxias, que não são visíveis a olho nu", explica. "Alguns telescópios utilizam apenas lentes, como os refratores ou lunetas astronômicas. Outros funcionam por meio da combinação de lentes e espelhos especiais, são os telescópios refletores, como é o caso do novo instrumento em funcionamento no Polo de Amparo".  

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR  

Até setembro, ou o início da primavera, as condições do tempo e do céu estão perfeitas para observação. 

A Lua e os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno os dois últimos bem visíveis durante o período são apenas algumas possibilidades que podem ser vistas no novo telescópio. Imagens em alta resolução da superfície lunar, detalhes da atmosfera de Júpiter, como suas faixas escuras e a grande mancha vermelha, e os intrigantes anéis de Saturno são um verdadeiro presente para os olhos.  

Telescópio é capaz de captar 14 mil vezes mais luz que o olho humano. É possível ver até mesmo elementos fora do sistema solar. Foto: Carlos Mariano / divulgação
Já nas noites de céu limpo e sem luar, é possível ver também alguns objetos fora do Sistema Solar, como aglomerados de estrelas, nebulosas e galáxias do chamado "céu profundo".

O Polo Astronômico de Amparo fica na saída para o Bairro do Sertãozinho | Alt. km 29 da SP 95 | Rodovia Benevenuto Moretto. Mais informações no site www.poloastronomicoamparo.com.br.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON