- Publicidade -
PolíticaCâmara poderá ter duas novas CPIs para investigar irregularidades na Saúde

Câmara poderá ter duas novas CPIs para investigar irregularidades na Saúde

Novas frentes de investigação surgiram após apreensão do celular profissional de Jôra Porfírio; há menos de dois meses na pasta, secretária pode entrar no centro da crise política

- Publicidade -
Jôra Porfírio é secretária de Saúde de São Carlos. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Jôra Porfírio é secretária de Saúde de São Carlos. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Com duas CPIs e uma Comissão Processante em andamento, o governo Airton Garcia (União) pode ter mais dores de cabeça em um futuro bem próximo. Está em andamento um pedido de nova CPI prestes a alcançar o mínimo de assinaturas; outra investigação está “no gatilho” para entrar em prática.

O clima político na cidade já vem enfrentando uma verdadeira turbulência e a situação pode ficar mais agravada com as novas investigações.

- Publicidade -

Hoje (19), a Secretaria Municipal de Saúde tentou se esquivar investigação in loco feita pelo vereador Paraná Filho (PSB), que tentava levantar a lista de pacientes que recebem remédios especiais e de alto custo. A suspeita é de favorecimento político na entrega dos fármacos.

O pedido de investigação contava com 5 das 7 assinaturas mínimas para entrar em funcionamento. Ela assumiria a “vaga” deixada pela CPI da Prohab, encerrada recentemente.

O celular corporativo de Jôra Porfírio, secretária de Saúde, abriu verdadeira ‘caixa de pandora’, segundo o vereador pessebista. Nele constariam supostas práticas de favorecimento na dispensação de medicamentos, atitudes tidas como suspeitas no relacionamento com fornecedores e prestadores de serviço.

No cargo desde 24 de junho, a secretária viu a “lua de mel” política que pôs a pasta da Saúde num oásis em meio ao ambiente político tóxico vivido em São Carlos. Todavia, o agravamento da crise no governo contaminou a pasta, envolta às já conhecidas reclamações. Em menos de dois meses, a ‘lua que era de mel’ virou ‘fel’.

Em depoimento à CPI da Primeira-Dama, Jôra deu respostas contraditórias às informações constantes da “auto quebra” de sigilo feita pelo ex-secretário Marcos Palermo e foi desmentida no ato. Como resultado, o colegiado determinou a requisição do smartphone.

- Publicidade -

A abertura da segunda investigação na Saúde, sobre supostas irregularidades no trato com fornecedores e prestadores de serviços, pode colocar a nova secretária mais ao centro da crise política.

A CPI esbarra em um empecilho regimental na Câmara: os vereadores só podem ter três comissões de inquérito simultaneamente. No momento, além da CPI da Primeira-Dama, há ainda a do Transporte, com funcionamento mais incipiente.

A partir daí, Paraná Filho traça duas estratégias. Uma delas é encaminhar politicamente uma saída à francesa para a CPI do Transporte. Opção seria encaminhar projeto para mudar o Regimento Interno da Câmara e permitir quatro CPIs simultâneas. “Tudo depende do cenário, do momento e do clima”.
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -