Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Política

Setor de prestação de serviços deve movimentar economia da cidade

Secretário garante eventos para ampliar turismo e aquecer a área econômica de São Carlos

| ACidadeON/São Carlos

Secretário Walcinyr Bragatto - Foto: reprodução/Prefeitura

Em entrevista realizada na manhã quarta-feira (13), o responsável pela Secretaria de rabalho, Emprego e Renda de São Carlos, Walcinyr Bragatto, foram discutidos temas pertinentes à oferta de emprego na cidade e também às metas direcionadas ao turismo. De acordo com o secretário, o município deve ser palco de vários eventos ainda em 2019. 

Sobre a questão de trabalho, o bate-papo começou com a demonstração a queda no deficit de desemprego em São Carlos. A cidade manteve um aumento significativo em relação a 2017 nas vagas preenchidas e ocupadas pelos trabalhadores. "A tendência nossa é crescer muito em prestação de serviços. Estamos canalizando cursos em setores do turismo, em hotelaria Turismo rural que estamos desenvolvimento, prestação de serviços em beleza, transporte e outras áreas", destacou Bragatto. 

Os setores devem ser os mais movimentos na atualidades, sem esquecer das áreas voltadas ao desenvolvimento tecnológico, inclusive devido à localização de São Carlos no Estado. "Ampliamos os contatos feitos com as empresas de diversos setores, inclusive de tecnologia. A localização de São Carlos na área central é importantíssima para amparar as cidades a sua volta". 

Bragatto também salientou que o setor da metalurgia possui mais dificuldades para se manter ativo durante a crise que o Brasil enfrenta nos últimos anos. A fala fez alusão à recente demissão em massa de mais de 150 funcionários da empresa Tecumseh.  Outro fator destacada foram as modificações trabalhistas. 

"Muitas das mudanças vieram no sentido de precarizar a forma de trabalho, isso é muito evidente e nós percebemos essa mudança, de que muitas empresas modificaram a forma de contratação com a grande onda de desemprego, com o achatamento do valor salarial e das vagas oferecidas. Com a reforma trabalhista, se oficializou uma condição precária em que as pessoas não tem condição de trabalho como antigamente", ressaltou. 

Turismo

Para o secretário, as barreiras podem ser quebradas investindo nas características de maior força do município, que são: "a presença das universidades, alto desenvolvimento de tecnologias, mão de obra altamente qualificada e a prestação de serviço".  

Os serviços podem ser movimentados com os incentivos previstos para o turismo local, já que o departamento responsável pelo turismo foi englobado pela secretaria em questão. "O plano de turismo contempla festivais artistismos, para trazer pessoas de fora à cidade. Nos dias 24 26 de maio teremos um grande festival de coros, quase 20 coros de fora ficarão hospedados em São Carlos e faremos um grande festival", exemplificou Bragatto. 

Ele ainda adiantou que em setembro será realizado um festival de fotografias com enfoque para a área de ciência e tecnologia, além do 2º Conexidades. Organizado pela primeira vez em 2018 na cidade de Ubatuba, o evento é o maior do país no sentido de integrar parceiros públicos e privados na busca de soluções para os municípios. 

Vereadores, senadores, secretários, ministros e vários agentes da iniciativa privada devem vir até São Carlos para participar da segunda edição do Conexidades.  

Outros eventos tradicionais do calendário são-carlense devem ser mantidos e ampliados, tudo com o objetivo de deixar a cidade com maior poder atrativo.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook