Aguarde...

Política

Vereadores aprovam criação de programa de tratamento da depressão pós-parto

Projeto de lei determina que o diagnóstico e o tratamento sejam oferecidos na Rede Municipal de Saúde de São Carlos

| ACidadeON/São Carlos

.

Na sessão de terça-feira (26), os vereadores de São Carlos aprovaram um Projeto de Lei (PL) para que seja criado um programa de diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto na Rede Municipal de Saúde da cidade. Agora, o texto segue para a sanção do prefeito Airton Garcia (PSB).  

De acordo com o PL, de autoria do vereador Edson Ferreira (Republicanos), a depressão pós-parto é uma condição séria que acomete 15% das novas mães e requer tratamento médico imediato.  

Além disso, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 10 e 15% das mulheres de países industrializados experimentam algum tipo de depressão nos primeiros cinco meses após o parto, sendo que 3 a 7% das gestantes são casos severos que exigem tratamento. "Desde 2017 que a gente está trabalhando nesse projeto, devido a algumas reclamações a gente teve de mães. Sabemos que muitas mães rejeitam o bebê, muitas tem depressão por conta da vida conjugal, o pai não aceita o filho; gravidez precoce; algumas vezes são adolescentes, que não estão preparadas para isso. Então nós sabemos que se tivesse uma triagem e eles pudessem detectar como está a saúde mental dessas mães, eu acho que poderia ajudar muito", explicou o Ferreira.  

O vereador agora espera que, após sancionada a lei, o Executivo divulgue o novo serviço para a população. "Seria bacana que tivesse uma campanha, para que as mães soubessem que tem alguém que dá apoio a elas nesses primeiros seis meses", concluiu.


Mais do ACidade ON