Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Política

Câmara derruba veto do prefeito e vai promulgar lei do IPTU Ecológico

Com isso, será concedido desconto de até 2% aos moradores que adotarem medidas sustentáveis em suas casas; confira os requisitos

| ACidadeON/São Carlos

Árvores (Foto ilustrativa: Amanda Rocha)
 

A Câmara Municipal de São Carlos derrubou na terça-feira (26) o veto do prefeito Airton Garcia a um Projeto de Lei (PL) para instituir o IPTU Ecológico no município.  

"Agora não é questão de convencimento mais, a prefeitura é obrigada, em 120 dias, a regulamentar o projeto de lei. Se não fizer isso, desrespeita a lei municipal e eu entrarei na Justiça para que a prefeitura faça sua obrigação. Esse projeto de lei ajuda a cidade de São Carlos, é isso que o prefeito tem que entender. Ele dá desconto às pessoas e incentiva que o meio ambiente seja valorizado na cidade", explicou o vereador Dimitri Sean (PDT), autor do PL.  

De acordo com a proposta será concedido desconto de até 2% no valor do IPTU para os proprietários de imóveis que possuírem algum dos seguintes requisitos:  

- em sua frente uma ou mais árvores;  

- sistema de captação da água da chuva;  

- sistema de reuso de água;  

- sistema de aquecimento hidráulico solar;  

- sistema de energia solar;  

- sistema de utilização de energia eólica;  

- instalação de telhado verde;  

- construções com material sustentável.  

Vereador Dimitri Sean (PDT). Foto de arquivo/ Câmara Municipal de São Carlos
 

O vereador salientou ainda que a medida deve impulsionar o comércio na cidade. "Se ganha em dinheiro também, porque isso vai fazer com que as lojas da cidade vendam mais. As pessoas interessadas em adquirir e implantar um sistema solar, por exemplo, terão agora um incentivo a mais para buscar esse tipo de serviço", disse.  

Por fim, criticou o prefeito Airton Garcia (PSB) por ter vetado a Projeto de Lei. "É uma pena que o prefeito, atrasado que é, não enxergue isso. A capital da tecnologia não pode ficar de fora desse avanço", concluiu Sean.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON