Aguarde...

Política

Vereador solicita estudos para implantação de SVO em São Carlos

O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) é especializado na investigação de causas de óbitos naturais mal definidas

| ACidadeON/São Carlos

Vereador Robertinho Mori
 

O vereador Robertinho Mori (PSDB) solicitou, através de requerimento, estudos para a implantação de Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) em São Carlos. De acordo com o parlamentar, a requisição é importante, pois tem o objetivo de facilitar os procedimentos e economizar gastos do município.

O Serviço de Verificação de Óbitos, diferente do Instituto Médico Legal (IML) que investiga óbitos por causas externas a pedido de autoridade policial, é especializado na investigação de causas de óbitos naturais mal definidas. Após o consentimento dos responsáveis, há uma solicitação médica para que o motivo da morte seja averiguado.

O parlamentar explica que atualmente caso haja a necessidade de apurações, a transferência do corpo deve ser feita para o SVO do Hospital Estadual de Américo Brasiliense, com distância de 54 Km de São Carlos. Posterior aos exames da causa da morte, o corpo é devolvido novamente aos familiares.  

Robertinho destaca que o momento da perda de um ente querido é frágil para os parentes e a burocratização de transferência para identificação da morte traz um peso a mais para os familiares, além disso, com a solicitação de estudos para a implantação de SVO na cidade, os gastos poderiam ser reduzidos, uma vez que atualmente São Carlos tem parceria com Américo Brasiliense para atender a demanda.

"Considero relevante a instalação de tal serviço em nossa cidade, principalmente porque São Carlos é enaltecida por ser a capital de desenvolvimento e da tecnologia, tendo capacidade para facilitar os trâmites na verificação de corpos e amenizando a delonga para conclusão das averiguações", finaliza o vereador.

Mais do ACidade ON