Aguarde...

Política

Ministra Damares propõe criar gabinete para ajudar São Carlos

Em coletiva na manhã deste sábado (18), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos disse que não vai medir esforços para o município: Vou bater de porta em porta

| ACidadeON/São Carlos

Ministra Damares propõe criar gabinete para ajudar São Carlos. Foto: Divulgação Prefeitura Municipal

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, se reuniu com o prefeito de São Carlos (SP), Airton Garcia (PSB), neste sábado (18) e sugeriu a criação de um gabinete com outros servidores de federais de São Carlos que estão no alto escalão de Brasília para buscar auxílio para o problema das enchentes na cidade.  

Damares, que também é natural de São Carlos, afirmou que ficou chateada com o cenário de destruição causado pelo temporal que atingiu a cidade no dia 12 de janeiro.  

Na quarta-feira (15), o prefeito Airton Garcia se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional e pediu R$ 27 milhões de verba emergencial para reparar os danos causados pela chuva.  

"O prefeito fez um levantamento e levou exatamente o que a cidade precisa, e isso impressionou porque ele podia ter aproveitado essa crise e ter levado para lá um documento enorme e inviável", disse a ministra.  

Ministra Damares propõe criar gabinete para ajudar São Carlos. Foto: ACidade ON São Carlos

Gabinete de crise
Durante a reunião com o prefeito Airton Garcia e outros responsáveis de órgãos públicos e iniciativa privada, Damares afirmou que deve criar o gabinete de crise no Governo Federal para agilizar a liberação e verbas federais e cobrar retornos.  

"Nós vamos pegar um técnico da prefeitura e um secretário daqui para ficar lá conosco para a gente fazer um mapeamento de tudo que estiver parado ainda não foi liberado. Falar com os técnicos sobre o que pode ser feito, o que é viável, quanto custa, qual é o ministério que pode financiar. Vou bater de porta em porta", explicou a ministra.  

Segundo Damares, os primeiros recursos devem ser liberados ainda na próxima semana. "Deve ser algo rápido. Muitos deputados devem estar enviando emendas para cá, quero saber onde estão essas emendas e porque não foram liberadas ainda", concluiu.  

Ministra Damares propõe criar gabinete para ajudar São Carlos. Foto: Divulgação Prefeitura Municipal

Inauguração
A ministra ainda participou, na manhã deste sábado (18), da inauguração do Centro de Referência ao Idoso construído no Jardim Zavaglia e falou sobre projetos futuros para São Carlos.  "A pasta de idosos fica comigo [no meu ministério], então já estou anunciando ao prefeito que vou mandar um projeto para cá", finalizou.

Mais do ACidade ON